domingo, 15 de agosto de 2010

Obras começam neste primeiro semestre

METRÔ DE SOBRAL
20 jan 2010


O Metrô de Sobral será instalado dentro do perímetro urbano do município e terá duas linhas principais



Sobral. A ordem de serviço para a elaboração dos projetos executivos e o trabalho de supervisão das obras do Metrô de Sobral já foi assinada e a empresa MWH Brasil Engenharia e Projetos, vencedora da licitação, já iniciou os trabalhos de elaboração dos projetos que precedem o início das obras civis. O metrô deste município terá 11 quilômetros de extensão e vai operar dentro do perímetro urbano do município atendendo seus bairros mais populosos, como o Centro. A previsão é de que o metrô comece a operar em 2011.

As obras deverão ter início ainda neste primeiro semestre.Serão coordenadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Está previsto investimento total de R$ 54 milhões, incluindo projeto executivo, via permanente, obras civis e também material rodante.

O Metrô de Sobral, que será instalado dentro do perímetro urbano do município, terá duas linhas principais: a primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas que já existe. "A informação que o município deve saber neste momento é a de que os veículos que estarão operando já estão sendo licitados, bem como o projeto da primeira etapa, no que se refere à melhoria do sistema já existente", disse o prefeito Leônidas Cristino.

O trecho ao qual se refere o prefeito, que deverá receber melhorias, vai ligar os bairros Sinhá Sabóia e Cohab II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade) passando pela periferia do Centro e por outros bairros populosos. Serão sete estações numa extensão de sete quilômetros.

"A segunda, chamada de Linha Norte, ainda a ser construída, terá extensão de quatro quilômetros e vai atender o lado norte do município, que possui o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e onde será construído o Hospital Regional Zona Norte", disse Leônidas, acrescentando que o projeto prevê a construção de quatro estações. Ao todo, o Metrô de Sobral terá aproximadamente 11 quilômetros de extensão e será composto por cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs), cada um com dois carros, com previsão de operação para 2011.

Para a efetivação do projeto do Metrô de Sobral, um convênio com o Governo Federal irá destinar à obra R$ 21,6 milhões. O restante dos recursos será do Tesouro do Estado. A operação e o gerenciamento do sistema de Metrô de Sobral serão de responsabilidade do Metrofor. Após a licitação, o prazo para a conclusão do Metrô de Sobral será de 12 meses.

A MWH começou a elaborar os projetos necessários para execução da obra como, por exemplo, arquitetura, estrutura, instalações, geométrico e outros, etapa que deve ser executada e concluída dentro do prazo de quatro meses.

Fonte - http://diariodonordeste.globo.com/ma...?codigo=722360

Obras do metrô começam em 2010

Com 11 quilômetros de extensão e duas linhas, o Metrô de Sobral será instalado totalmente dentro do perímetro urbano

As obras para implantação do metrô em Sobral, a 230 quilômetros de Fortaleza, devem começar no início do ano que vem. Após a primeira fase de licitação para a compra dos veículos, o projeto segue agora para a última etapa antes do início das obras: a elaboração do plano executivo de implantação do metrô. A previsão, segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), responsável pela construção do Metrô de Sobral, é que ele comece a operar, em fase experimental, no fim de 2010.

O sistema de Sobral terá duas linhas que, juntas, vão fazer um trajeto de 11 quilômetros de extensão. De acordo com o diretor de gestão empresarial do Metrofor, Edilson Aragão, as linhas serão totalmente urbanas. A primeira, chamada de linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser remodelada, aproveitando a linha de cargas já existente. Essa linha ligará os bairros Sinhá Sabóia e Cohab II ao bairro Sumaré, passando pelo Centro e por outros bairros populosos.Sete estações vão compor a linha Sul.

A linha Norte vai da fábrica da Grendene até o bairro Cohab III, passando pelo bairro Coração de Jesus,próximo ao Centro. Com quatro quilômetros de extensão e quatro estações, o trajeto cobrirá uma área populosa de Sobral. A linha também passará por locais que são grandes polos geradores de viagem, como a Grendene e o Centro de Convenções. As duas linhas serão de superfície para aproveitar as vias férreas que já existem.

Para servir as linhas Norte e Sul, cinco veículos do tipo leve sobre trilhos (VLT)serão utilizados Cada trem terá capacidade para receber 230 passageiros. O projeto custará cerca de R$ 55 milhões.

Cariri
A implantação do Metrô de Sobral, de acordo com Edilson Aragão faz parte de uma iniciativa do Governo do Estado de aproveitar os sistemas ferroviários já existentes no Ceará. O projeto começou em 2006 com o início da implantação do Metrô do Cariri,. Segundo ele, as nove estações da linha já estão sendo construídas e os veículos, testados. A previsão é que o Metrô comece a funcionar no início de 2010.


ESTAÇÕES PREVISTAS

Linha Sul

Estação Cohab II - Sinhá Sabóia
Estação Dom Expedito Estação Boulevard do Arco
Estação Coração de Jesus
Estação Paço Municipal
Estação Dom José
Estação Sumaré

Linha Norte

Estação Grendene
Estação Coração de Jesus
Estação do Junco
Estação José Euclides

E-Mais

> A implantação dos três metrôs do Ceará - Fortaleza e Região Metropolitana, Cariri e Sobral - está sob responsabilidade da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).

> A construção de um metrô nas cidades de Quixadá e Iguatu e a ampliação do Metrô do Cariri até Barbalha estão entre os planos futuros do Governo do Estado para melhorar o sistema de transporte dos municípios. 

Metrô de Sobral

17 maio 2010  - Governo do Ceará

O projeto do Metrô de Sobral surge como uma necessidade de estruturação das cidades de médio porte do Estado do Ceará, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade destes municípios, de modo a aliviar a pressão migratória sobre a capital cearense. O empreendimento foi concebido pelo Governo do Estado, através da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), em parceria com o Ministério das Cidades, através da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Ao lado deste novo modal de transportes, vários outros investimentos, como a consolidação do pólo universitário, com duas universidades públicas e várias faculdades privadas; o fortalecimento do pólo industrial e, mais recentemente, a construção do Hospital Regional farão de Sobral uma das cidades mais bem preparadas para o desafio do novo milênio que é aliar desenvolvimento com sustentabilidade.

O Projeto Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Sobral surgiu a partir de duas premissas definidas no Plano Diretor do município: aproveitamento da via ferroviária e a definição do vetor transportes como estruturador de desenvolvimento urbano. Existente na paisagem da cidade desde o final do século passado, a via férrea, usada hoje só para carga, funcionou durante muito tempo como barreira à expansão urbana. Hoje, ela contorna o centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste, e servirá para abrigar a Linha Sul do VLT.

A Linha Norte ligará o Pólo Industrial da Grendene, localizada à margem da avenida - onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, - ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos . As duas linhas formam dois “us” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.

Dentro do projeto do VLT de Sobral, estão previstas a remodelação de sete quilômetros de via permanente já existente; a implantação de mais cinco quilômetros; a construção de 11 estações de passageiros; do complexo de manutenção, da administração e do centro de controle operacional; e a aquisição de cinco VLTs de dois carros bidirecionais cada, com dupla cabine de comando, tração hidráulica e motorização a diesel.

O projeto executivo está sendo desenvolvido pela empresa MWH e, após a aprovação do edital por parte da CBTU, será lançada a licitação para o início das obras. O projeto do Metrô de Sobral está orçado em cerca de R$ 65 milhões. Serão investidos R$ 1,2 milhão em projetos e supervisão; R$ 20 milhões em material rodante; R$ 2 milhões em desapropriações; e R$ 42 milhões na execução das obras.

sábado, 7 de agosto de 2010

Bom Sinal entrega VLT Fortaleza em julho



http://www.revistaferroviaria.com.br/imagens/clientes/2/10276.jpg
Trem será usado em Recife (PE), Maceió (AL), Sobral (CE) e Arapiraca (AL)
A Bom Sinal, fabricante nacional de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), entregará em julho o primeiro trem para o VLT de Fortaleza (CE). Esse é o primeiro dos seis trens de quatro carros encomendados pelo Governo do Ceará. O último trem deve ser entregue em dezembro deste ano.
A empresa também tem contratos em andamento para Recife (PE), Maceió (AL), Sobral (CE) e Arapiraca (AL).
Para Recife serăo fornecidos 7 trens de tręs carros. O primeiro também deve ser entregue em julho e os outros entre outubro deste ano e janeiro de 2011.
A entrega da encomenda de oito trens, com tręs carros, para Maceió está prevista para começar em agosto deste ano e terminar em janeiro de 2011.
Já os trens de Sobral devem ser entregues a partir de setembro, com a finalizaçăo em agosto de 2011. Serăo 5 VLTs com dois carros.
A Bom Sinal também fechou contrato com a prefeitura de Arapiraca para o fornecimento de dois VLTs de dois carros.
A companhia fabrica VLTs há cinco anos e tem dois trens funcionando entre Juazeiro e Cariri, cidades do Ceará.
Cada trem leva em média quatro meses para ser produzido. Mas o período depende do layout definido pelos clientes.
“O VLT é um veículo que se adequa a vias (férreas) existentes, que quase todas as cidades tem”, explica o diretor comercial da Bom Sinal, Marcio Florenzano.
Notícias da Revista Ferroviária | 23/04/2010

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Metrô de Arapicara terá seis estações



23/04/2010 - Aqui Acontece

O prefeito de Arapiraca (AL) Luciano Barbosa (PMDB) esteve reunido, na manhã desta terça-feira (20), com os diretores da empresa RMS Consultoria, Rodrigo Fortes e Lyttelton Fortes, para apresentação do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que é mais conhecido como metrô de superfície.
Os engenheiros acertaram os detalhes para apresentação do projeto com vistas à abertura do processo de licitação pública para à construção das estações de embarque e desembarque de passageiros, bem como a operacionalização do VLT em Arapiraca.
A cidade será a primeira de Alagoas a operar o sistema nos trilhos da linha ferroviária que corta a cidade, passando pelos bairros João Paulo II, Primavera, área central, Eldorado, Brasiliana e campus da Ufal.
A prefeitura já assegurou recursos e adquiriu, recentemente, os dois primeiros vagões do metrô de superfície com a empresa Bom Sinal, que é representante de indústria multinacional especializada na fabricação do VLT.
Durante a reunião, que também contou com a presença das secretárias de Desenvolvimento Urbano, Caroline Albuquerque, e de Administração e Recursos Humanos, Ariluce Cerqueira, além do representante da Secretaria de Obras, engenheiro Rainilson.
O metrô de Arapiraca terá um percurso de cerca de oito quilômetros e será movido a óleo diesel e vagões dotados de ar-condicionado e com capacidade para acomodar 360 passageiros sentados. O VLT vai circular com velocidade máxima até 80 km/h.
A previsão é de que o edital para seleção da empresa responsável pela obra seja publicado nos próximos dias. A estimativa é de que o VLT comece a operar a partir do próximo mês de setembro.

CBTU aplica R$ 5 milhões em via férrea



Objetivo visa tornar o sistema mais seguro
Estrutura facilitará implantação do VLT
Nos últimos quatro anos, a CBTU João Pessoa investiu R$ 5 milhões em reforma e manutenção de sua malha ferroviária.
O trabalho de modernização consiste na substituição de britas, visando mais segurança, pontualidade e regularidade dos serviços.
Conforme anunciado, dos 30 quilômetros de linha férrea que ligam Santa Rita a Cabedelo, passando por Bayeux e João Pessoa, aproximadamente 90% já estão com dormente de concreto, que tornam a circulação dos trens mais segura, estável e contribui para diminuição de quebras de locomotivas e carros.
Segundo a companhia, essa nova estrutura também facilitará a implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que circulará pela mesma linha que atualmente circulam composições com mais de 50 anos de uso.
O termo de referência para contratação da empresa que vai realizar os estudos técnicos para o VLT já foi concluído. Será licitada a compra de oito novos carros de passageiros climatizados e com padrão nacional.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Tudo novo em Maceió

05/08/10 - CBTU


Mesmo com os danos sofridos durante as fortes chuvas de junho e o iminente inicio das obras de recuperação do trecho Satuba – Lourenço de Albuquerque, a CBTU prosseguirá com as obras de modernização do sistema, iniciadas em 2009, contemplando a substituição do material rodante por modernos Veículos Leves sobre Trilhos, melhorias no sistema de drenagem, substituição da via permanente, implantação de novos sistemas de sinalização e telecomunicações, reforma e construção de estações. Serão aplicados R$171,8 milhões e o término das obras está previsto para 2012.