quinta-feira, 31 de março de 2011

Testes em Maceio

31/03/2011 - Brasil Ferrovia

Como prometido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT) começou a rodar em Maceió. Mas, por enquanto, as primeiras viagens serão em caráter experimental, medida que garantirá a segurança dos passageiros. De acordo com a previsão da CBTU, o VLT entra em operação comercial a partir do dia 10 de abril. 

Na primeira viagem, nesta quarta-feira (30), os técnicos da CBTU realizaram diversos testes visando a verificação da estabilidade dos vagões, desgaste de equipamentos, entre outros. O percurso foi o trecho entre as estações Maceió (Centro) e Utinga. A cada quilometro rodado, os técnicos da CBTU e da empresa Bom Sinal – fabricante do primeiro VLT no Brasil – checaram o funcionamento do sistema e analisaram todas as leituras obtidas durante o trajeto. 

Amanhã, o VLT realizará o mesmo percurso para que um novo teste seja realizado. Sacos de areia com 50kg serão utilizados para a simulação de uma viagem com passageiros e novas aferições de estabilidade do equipamento serão efetuadas. 

Os testes serão realizados durante mais uma semana e servirão para avaliar a instalação de equipamentos eletrônicos e aferir a eficácia de todos os procedimentos operacionais. Esses procedimentos serão executados diariamente no trecho compreendido entre as estações Central de Maceió e Utinga, correspondendo a toda a área em operação da CBTU. 

Gratuidade e passagem
Entre os dias 11 e 30 de abril, toda a população poderá utilizar o veículo, que rodará gratuitamente no percurso Utinga/Maceió e Maceió/Utinga. Depois deste período, a passagem custará R$ 0,50. O aumento na tarifa deve ocorrer, segundo a CBTU, no mês de junho, quando a passagem poderá passar para R$ 1. 

A CBTU informa que a iniciativa visa criar o ambiente de confiabilidade e de conforto para a população que utiliza diariamente o meio de transporte ferroviário de passageiros. 

A previsão é de que, até dezembro deste ano, todas as oito composições estejam funcionando. Cada uma delas terá três carros, com capacidade para transportar 562 passageiros.