quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Paraíba recebe equipe para estudar a implantação do VLT em Campina Grande na última quarta-feira (27)

28/12/2011 - iParaíba

A equipe técnica iniciou os estudos para a implantação do novo sistema de transporte, tendo a frente o professor Nilson Nunes da Universidade Federal de Minas Gerais

Equipe técnica que estudou a implantação do VLT

De acordo com o professor Nunes, a implantação desse sistema tem o intuito de trazer mais fluidez ao trânsito campinense, beneficiando as comunidades mais distantes, que sofrem com os problemas de locomoção. Para ele o projeto do VLT viabiliza, através de aparatos tecnológicos, a implantação do metrô, que além de encurtar distâncias contribuirá com o avanço no setor de transportes, acarretando um melhoramento significativo no trânsito da cidade e região.
 
A busca constante por medidas que amenizem o caos nesse setor, novos sistemas que possibilitassem apoio aos atuais e idéias que beneficiassem não só a população, mas também os aparatos já existentes, foram alguns dos tópicos a serem pensados por Salomão Augusto, superintendente da STTP e responsável direto pelo Projeto.
 
Para Salomão, uma cidade como Campina Grande não pode ficar restrita apenas ao sistema de transporte público atual, realizada por meio de ônibus. “Por estar em constante crescimento, sendo uma cidade pólo que abriga pessoas de diversas partes do país e até fora dele, é necessário que haja uma reflexão sobre como lidar com a responsabilidade desse avanço”, explicou.
 
O projeto ganhou vida há algum tempo e logo se disseminou através do superintendente, que buscou o apoio de outras autoridades. Nos últimos dias 24 e 25 de novembro ele participou da 76ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano onde, na oportunidade, recebeu o apoio do Secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima, que se mostrou bastante satisfeito com a idéia do VLT.
 
Ainda em meados de novembro, o superintendente foi até a cidade de Barbalha (CE) onde fez uma visita técnica à fábrica dos VLT’s (Empresa Bom Sinal) e também observou como se dá o funcionamento do equipamento no trecho entre Crato e Juazeiro. O resultado dessa visita integrou um relatório que foi apresentado ao prefeito Veneziano Vital do Rêgo, que autorizou a imediata contratação de empresa para inicio dos estudos e execução do projeto.
 
Como as condições mostram-se bastante favoráveis, visto que Campina Grande já possui uma malha viária de boa qualidade, o projeto VLT não demorará muito tempo e, em aproximadamente um mês, os estudos estarão concluídos é o que afirma Salomão, que se mostra bastante realizado com o inicio do projeto e já vislumbra a sua conclusão. 
 
“Vejo o projeto como uma conquista. Uma possibilidade que trará consigo benefícios para a população campinense que ainda enfrenta dificuldades no setor. Afirmo que estou bastante satisfeito pelo que já fiz e ainda pretendo fazer para contribuir com o desenvolvimento do setor de trânsito e transporte de Campina Grande”, disse o superintendente. Ele adiantou ainda, que a previsão é de que, até o segundo semestre de 2012, o VLT já esteja em funcionamento.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Lei que trata do Ramal Parangaba-Mucuripe é publicada

16/12/2011 - Governo do Ceará

As propostas do governador Cid Gomes referentes a realocações e indenizações dos moradores por onde as obras do Ramal Parangaba-Mucuripe foram oficializadas na Lei 15.056. Publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 12, o documento estabelece os valores das indenizações e acrescenta novidades positivas em relação às famílias com valor a receber inferiores a R$ 16 mil. A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), segundo a lei, ficará responsável por executar o programa de apoio ao trabalho de desapropriação, indenização e remoção das famílias. 





Pela lei os proprietários dos imóveis residenciais ou mistos avaliados em até R$ 40 mil e que morem no local, além da indenização correspondente, receberão uma unidade residencial dentro do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), da Caixa Econômica Federal, com prestações custeadas pelo Estado. O local escolhido pela Seinfra para as famílias será o condomínio Cidade Jardim. 

Estação Mucuripe

Já os proprietários de imóveis avaliados acima de R$ 40 mil receberão o valor correspondente à desapropriação em dinheiro. A unidade dentro do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), por sua vez, será entregue mediante o custeio das prestações. As avaliações são realizadas levando em consideração o terreno e as benfeitoras, como edificações, dentro da área. 

Além dos proprietários, os que são exclusivamente posseiros na forma da legislação civil e que morem há pelo menos 12 meses antes da data da publicação da lei 15.056, também receberão um imóvel quitado pelo Governo do Estado. Quem for posseiro há menos de 12 meses receberá o imóvel do PMCMV, mediante o aceite em custear as prestações. 

Estação Antônio Sales
Os inquilinos também poderão ser contemplados com as unidades habitacionais, bastando comprovar que residem no local há pelo menos 12 meses. E se comprometerem ao pagamento das prestações das unidades. Pela Lei, o Governo do Estado também custeará o aluguel social de R$ 200 mensais às famílias que tiverem seus imóveis avaliados abaixo de R$ 16 mil até a unidade habitacional do PMCMV ficar pronta. Alguns destes casos são de moradores que não podem ter os terrenos em que residem somados ao valor da desapropriação pelo fato de as propriedades pertencerem à União. 

Ramal Parangaba - Mucuripe 
O Ramal Parangaba - Mucuripe será uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O Ramal vai ser operado com VLTs (Veículos Leves Sobre Trilhos) e fará a conexão ferroviária de 12,7 quilômetros entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado. 


A obra visa à remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, atualmente utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros. O Ramal Parangaba Mucuripe passará por 22 bairros da Capital. A previsão é que a obra tenha início em janeiro de 2012 e seja concluída até o início do segundo semestre de 2013 (inclusive final dos testes) e, uma vez concluído, deverá ser utilizado por 90 mil passageiros por dia. Seis Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) fabricados pela Bom Sinal no Cariri conduzirão os passageiros. Movidos a diesel, os VLTs possuem ar-condicionado, sendo mais confortáveis que os antigos trens. Serão dez estações, sendo que as da Parangaba e do Papicu possuem projeto diferenciado, devido à integração com os terminais de ônibus. As demais estações serão localizadas no Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira Mucuripe, Serviluz e Praia Mansa. 

Saiba mais 

O Ramal, que ligará o Mucuripe à Parangaba utilizando Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), é uma das realizações do Governo do Estado para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Oito consórcios e duas empresas, dez no total, concorrem para ver quem realizará as obras civis do VLT. Pela proposta governamental o valor de referência, ou seja, o máximo preço que poderá ser proposto pelas empresas será de R$ 205.196.002,24. 

domingo, 11 de dezembro de 2011

2011 – O ano do VLT e a retirada da Feira do Passarinho em Maceió

02/12/11 - CBTU

O superintendente da CBTU-Maceió, Marcelo Aguiar, elogiou a iniciativa da realização do 1º Encontro Nacional de Avaliação e Planejamento da CBTU. O evento foi uma oportunidade para compartilhar informações, trocar experiências com as demais unidades da Companhia, e promover a integração entre as mesmas.

No ano de 2011, as principais ações realizadas pela CBTU-Maceió foram a retirada da Feira do Passarinho, a chegada dos VLTs, as construções de duas novas estações - Gustavo Paiva e Lourenço de Albuquerque -, boxes para os feirantes, uma garagem para o auto de linha, muro de fechamento da via permanente, além da remodelação de 13.100km de via, com previsão de conclusão em fevereiro de 2012, a continuidade da obra da estação de Maceió e a aquisição de um caminhão rodoferroviário.

A principal dificuldade para a regional, em 2011, foi o contigenciamento do orçamento, o que prejudicou o planejamento de abertura de novos processos, restando apenas a manutenção dos já existentes, sem chances para novas implementações.

Marcelo Aguiar tem boas expectativas para o próximo ano. Espera que a CBTU-Maceió seja contemplada com um orçamento mais favorável, para que possa por em prática os seus projetos e ações e não somente dar continuidade aos processos em curso.

Fonte: Imprensa CBTU-Rio de Janeiro

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

2900 famílias devem ser removidas em obra do Metrofor

08/12/2011 - Jornal O Povo

Para valores de até R$ 40 mil, a família deverá receber, além da indenização, um apartamento quitado do programa Minha Casa Minha Vida, no valor de R$ 100 mil.

Cerca de 2900 famílias devem ser removidas para o encaminhamento das obras da linha Parangaba-Mucuripe do Metrofor, de acordo com o governador Cid Gomes, em visita surpresa à Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira, 7.

"Nós vamos ter a necessidade de muitas, mas muitas desapropriações", declarou o governador. Durante a apresentação sobre o andamento das obras do metrô, ele disse ainda que cerca de 3700 imóveis vão sofrer algum tipo de intervenção, mas não necessariamente demandará a realocação da família. "Boa parte (das intervenções) é de pouco espaço, 50 centímetros, um metro", explicou.

Cid Gomes ainda comentou sobre a lei, sancionada por ele nesta terça-feira, 6, que deve definir os critérios de desapropriação e indenização dos imóveis durante as obras. Para valores de até R$ 40 mil, a família deverá receber, além da indenização, um apartamento quitado do programa Minha Casa Minha Vida, próximo ao conjunto José Walter, no valor de R$ 100 mil.

No caso de valor acima de R$ 40 mil, a indenização deve também ser acompanhada de um apartamento, mas a família deverá pagar prestações mensais de R$ 50, durante ao longo de aproximadamente 20 anos.

"Tudo que puder ser feito para evitar as remoções, nós faremos", afirmou o governador. Ainda segundo ele, cerca de 90 mil pessoas por dia, entre habitantes da Região Metropolitana de Fortaleza e da Capital, deverão utilizar a linha.

Fonte: Jonal O Povo
 

Prefeito de Campina Grande, na Paraíba, autoriza empresa para estudar implantação de metrô

06/12/2011 - PB Agora

Prefeito autoriza contratação de empresa para estudos de implantação de metrô.

O prefeito Veneziano Vital do Rêgo, na manhã desta segunda-feira, autorizou à STTP contratar empresa especializada para gerar estudos técnicos que viabilize a implantação do VLT (metrô leve) em Campina Grande.
 
Durante reunião em seu gabinete, Veneziano recebeu do superintendente da STTP, Salomão Augusto, relatório com todos os dados da visita técnica realizada na última semana à cidade de Barbalha, no Ceará, para o conhecimento de todo o processo de produção e fabricação do VLT.
 
Ao final do encontro Veneziano ratificou À STTP o total apoio da prefeitura para colocar em funcionamento, até setembro de 2012, de duas composições (vagões) desse novo modal de transporte, o que vai garantir uma melhoria considerável de mobilidade à população de Campina Grande. “O prefeito tem demonstrado apoio a esse projeto, e seu gesto só fortalece a idéia de que trabalhando hoje, garantiremos um futuro prospero para o sistema de transporte da cidade”, disse o superintendente da STTP, Salomão Augusto.
 
Salomão informou também que já tem reunião agendada com equipe técnica da FMG, empresa especializada na elaboração de estudos e projeto para implantação desse tipo de equipamento e com a empresa CFN, detentora da malha ferroviária na região de Campina Grande.
 
O VLT é uma espécie de Metro de superfície urbano ou suburbano de passageiros, que utiliza equipamentos e infra-estrutura mais leve que usada normalmente em sistemas de metropolitano ou de Ferrovias.

Alagoas tenta incluir o VLT em lista de obras do PAC

08/12/2011 - Tribuna Hoje

Vilela esteve reunido nesta quarta com secretário-geral do programa

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) reuniu-se nesta quarta-feira (7) com o secretário-geral do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, para discutir a inclusão de uma nova obra de Alagoas no programa federal.
 
No encontro, que aconteceu no Ministério do Planejamento, em Brasília, foi apresentada a proposta de inclusão da construção de uma linha de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), ligando o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares ao centro de Maceió.
 
O projeto já está em análise pelo governo federal e aguarda aprovação e liberação de recursos para sua implementação. O primeiro VLT de Alagoas tem custo estimado em R$ 280 milhões.
 
O governador Teotonio Vilela foi ao encontro para esclarecer detalhes e renovar o pedido de inclusão da obra no PAC. Caso o projeto alagoano seja aprovado, os recursos devem começar a ser liberados já em 2012. A previsão é que até o final do ano, os analistas do PAC anunciem as obras que deverão ser incluídas na programação orçamentária.
 
Ao final da reunião, Teotonio Vilela afirmou estar otimista com a possibilidade de inclusão do VLT no PAC. Ele destacou que um dos fatores importantes para a aprovação da obra é o alinhamento da proposta entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Maceió.
 
O VLT é uma melhoria no sistema de transporte público da capital alagoana, que vai melhorar a vida dos usuários e também os serviços na indústria do turismo. A obra tem importância fundamental para o desenvolvimento do turismo, sobretudo com a proximidade da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
 
BR-101
 
O governador Teotonio Vilela, o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, e o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Marcos Vital, também se reuniram com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Na pauta da reunião, a construção dos postos fiscais ao longo da BR-101. Os postos deverão ser construídos nas proximidades das divisas com os estados de Pernambuco e Sergipe

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Natal: Fátima Bezerra renova pedido de VLT a Dilma em São Gonçalo

29/11/2011 - Tribuna do Nortr

Já encontra-se em análise no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 o projeto apresentado pelo Governo do Estado que trata do VLT para Natal

Durante a  cerimônia de assinatura do convênio do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante nesta segunda-feira (28), a deputada federal Fátima Bezerra (PT) entregou à presidenta Dilma Rouseff ofício renovando o pedido para que o Governo Federal dê prioridade ao projeto que trata da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)  em Natal e Região Metropolitana.

O esforço da deputada é no sentido de garantir não apenas o VLT em Natal, mas ampliá-lo para a Região Metropolitana.

A deputada federal afirmou que esse era um momento oportuno para fortalecer a discussão em torno da mobilidade urbana da RMN. "A integração entre o novo aeroporto e uma eficaz estrutura ferroviária e rodoviária do seu entorno  são essenciais para o desenvolvimento social e econômico sustentável da Região", defendeu.