sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

CBTU inicia operação do VLT dia 2 de fevereiro

30/01/2015 - Revista Ferroviária

Após o sucesso da realização da viagem teste com passageiros, a CBTU em João Pessoa confirma para a segunda feira, 2 de fevereiro, o início da operação experimental do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As viagens do VLT serão realizadas de segunda a sexta feira. Aos sábados só terá circulação dos trens antigos.

De acordo com o superintendente da CBTU em João Pessoa, Wladme Macedo, como é grande a expectativa dos paraibanos em torno do funcionamento do VLT e como ele comporta menos passageiros do que os atuais trens, a estratégia é que o trem atenda aos usuários nos horários que não são de pico. "Nesse primeiro momento a gente vai apresentando o VLT aos poucos à população. Quando a segunda composição, que está em fase final de testes de fábrica, for entregue à operação, aí sim, poderemos ampliar o número de viagens dos novos comboios", diz. 
 
Embora seja rápido, o VLT irá trafegar com a mesma velocidade dos atuais trens e irá cumprir a grade horária atual. Só depois da chegada das outras composições e a total adequação do sistema, com a construção de dois pontos de cruzamentos ferroviários, é que a CBTU irá elaborar uma nova tabela de horários. 

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

No Ceará, VLT que liga Juazeiro a Crato funciona parcialmente

Sem funcionar plenamente desde segunda-feira, VLT do Cariri prejudica usuários

28/01/2015 - Diário do Nordeste, Mirelly Morais

Demanda do transporte é estimada em 5 mil passageiros/dia
Demanda do transporte é estimada em 5 mil passagei
créditos: Diário do Nordeste
 
Juazeiro - O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Cariri está sem funcionar plenamente desde segunda-feira (26). Usuários que já são acostumados com o transporte, hoje mais barato que o ônibus, para fazer a linha entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato reclamam da situação e dizem se sentir prejudicados, porque, segundo eles, na segunda, nenhum trem circulou e, ontem, apenas um funcionou.
 
"Na segunda-feira, cheguei cedo à estação, como de costume, mas soube que o trem não estava operando, aí tive que ir para um ponto de ônibus e acabei perdendo tempo. O ruim é que quando o metrô quebra eles não avisam antes para a gente não dar a viagem perdida", reclama a doméstica Elvira Lima.
 
O projeto é considerado de grande relevância social por beneficiar a camada da população de renda mais baixa. Porém, o que nasceu para prestar um serviço diferenciado com segurança, rapidez e pontualidade, requalificando o transporte intermunicipal, tem deixado a desejar em outras questões.
 
Uma antiga expectativa dos usuários, prometida no início do projeto, é de que a linha do Metrô fosse ampliada, com a construção de mais estações, para bairros mais afastados nos dois municípios e até para as outras cidades da região metropolitana do Cariri.
 
Insatisfação
Mas o serviço continua restrito e, por conta disso, o número de pessoas atendidas é menor que o previsto inicialmente. Hoje, a linha conta com nove estações de passageiros.
 
A passageira Fátima Cardozo comenta que gosta do transporte ferroviário e já se acostumou a usar o metrô, porém acha que a quantidade de estações deveria ser expandida, para que mais pessoas possam aderir. Ela também aponta que, ocasionalmente, os trens sofrem problemas de circulação, mas, em sua opinião, as falhas são normais. "Em todo transporte tem problema", diz.
 
O Metrô do Cariri tem uma extensão total de 13,9km, ligando os municípios de Crato e Juazeiro do Norte. O trecho adotado é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato, utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), até o início dos anos 1980.
 
Demanda
O material rodante é composto por duas composições, formada por dois carros equipados com ar condicionado, passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição.
 
A velocidade máxima operacional é de 60km/h. A demanda inicial foi estimada em 5 mil passageiros por dia, com período operacional entre 5h30 e 22h30. Ao todo, são realizadas 38 viagens em cada sentido, somando de 76 viagens por dia.
 
O Metrô do Cariri foi implantado a partir de um convênio entre o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), e as prefeituras de Juazeiro do Norte e Crato, tendo por objeto a Cooperação técnica, financeira e administrativa para a implementação do Metrô.
 
Expansão
O Metrô do Cariri foi inaugurado em 1º de dezembro de 2009, com o início da Operação Assistida (Operação Branca), caracterizada por testes dos equipamentos envolvidos (trem, via, estações e sinalização). Por enquanto, a operação ocorre somente nas estações Crato e Juazeiro. A proposta inicial seria interligar, pelo sistema de Veículo Leve sobre Trilhos, outros municípios da região do Cariri, mas o projeto ainda está somente no papel.
 
A reportagem não conseguiu entrar em contato com a administradora do Metrô do Cariri até o fechamento desta edição.
 
Mais informações
Metrofor
Rua 24 de maio
Centro
Fortaleza
Fone: (85) 3101-7100

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Bom Sinal e Smarttech testam VLTs em Natal e João Pessoa

27/01/2015 - Revista Ferroviária

A cidade de João Pessoa, capital paraibana, já recebeu dois veículos leves sobre trilhos (VLTs), parte de um lote de oito composições compradas pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). A fabricação é da Bom Sinal Indústria e Comércio. Cidades como Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Sobral (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Crato (CE) já utilizam trens produzidos pela Bom Sinal. 

Além de João Pessoa, já estão em operação três VLTs na cidade de Natal (RN). Nas duas capitais, os testes foram realizados em parceria com a Smarttech, empresa sediada em Holambra (SP). A Smarttech participa no desenvolvimento e validação do projeto estrutural, durabilidade e conforto e de otimização da caixa do trem, por meio de tecnologias de simulação avançadas e equipe técnica de engenheiros e consultores. A parceria começou em 2008, quando a Bom Sinal se preparava para o fornecimento de seis VLTs com sistema de tração diesel-hidráulico para a linha Oeste de Fortaleza, entre as estações João Felipe e Caucaia, num percurso de 19,7 km. 

Fabricante do primeiro VLT em operação no Brasil, que circula desde dezembro de 2009 entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, na região do Cariri, Ceará, a BOM SINAL produz composições de dois, três e quatro carros e está pronta para atender as operadoras no Brasil e no Exterior. "Temos know-how e capacidade, pois atuamos dentro dos padrões internacionais de qualidade", explica Haroldo de Moraes, diretor de Engenharia e Desenvolvimento de Produto. Outro projeto da Bom Sinal é avançar na área de VLTs regionais, que operam em trechos de médio percurso. 

A parceria entre as duas marcas vem ao encontro da atuação da Smarttech, que por meio do seu TechCenter inaugurado em Holambra em setembro deste ano, oferece total suporte às empresas no desenvolvimento e realização de testes e simulação para validação de produtos de qualquer segmento. "É uma alternativa econômica para as empresas complementarem seus recursos com expertise em relação à aplicação dos testes e montagem da infraestrutura dos laboratórios, para validação junto aos órgãos oficiais correlatos", afirma Ricardo Nogueira, diretor geral das Operações de Serviços da Smarttech. 

Fonte: Revista Ferroviária
Publicada em:: 27/01/2015

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Superintendente da CBTU diz que terceira composição do VLT deve chegar em abril

22/01/2015 - Agora PB

Após o anúncio do início das atividades das primeiras unidades do veículo leve sobre trilhos (VLT) na Grande João Pessoa, o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos na Capital, Josinaldo Vieira, em entrevista concedida ao jornalista Hermes de Luna, no programa 27 Segundos da RCTV, forneceu alguns detalhes sobre as operações.

Vieira disse que, para a manutenção dos equipamentos e obras, serão investidos R$ 180 milhões em infraestrutura. Ele destacou que serão construídas quatro novas estações entre Santa Rita e João Pessoa, evidenciando que tudo está sendo feito segundo normas de segurança, para onde também estão sendo direcionados investimentos.

Josinaldo afirmou que, no total, serão oito composições do VLT. A terceira tem chegada prevista para o mês de abril. Segundo ele, quando o sistema estiver em pleno funcionamento, o horário de espera para a condução será reduzido de 60 para 20 minutos. A maior rapidez será devida ao maior número de viagens. Serão 14 de ida e 14 de volta todos os dias. Haverá três composições na ida, três na volta e mais duas de reserva.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Rui Costa discute VLT de Salvador em reunião no Ministério das Cidades

13/01/2014 - Governo da Bahia

O antigo trem do Subúrbio de Salvador dará lugar ao Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), projeto do Governo da Bahia, foi defendido pelo governador Rui Costa em sua primeira audiência com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, nesta terça-feira (13), em Brasília. Com aporte estimado em R$ 1,1 bilhão, o novo modal ligará Paripe ao Comércio, no terminal da França.

O governador classificou a obra como uma das imprescindíveis dentro do plano estadual de mobilidade urbana para Salvador. "O VLT será um transporte de qualidade, esperado pela população do Subúrbio". Compartilhando do mesmo entendimento, o ministro Kassab se comprometeu a dar celeridade ao trâmite do projeto na sua pasta. A expectativa é que as obras tenham início no primeiro semestre deste ano.

No encontro, também foi feito balanço das áreas de habitação, saneamento, mobilidade e desenvolvimento urbano. A iniciativa partiu do ministro e visa ampliar o diálogo entre o Ministério das Cidades e o governo baiano. Na avaliação do governador, o balanço vai permitir que os projetos da Bahia sejam executados de maneira mais rápida, com as equipes integradas para cumprir o mais breve possível os requisitos necessários. "As partes se comprometeram a adotar medidas para garantir a celeridade no [aspecto] normativo e na execução das obras já licitadas", disse.

Rui ainda apresentou como prioridade projetos de saneamento básico, a exemplo do Sistema de Abastecimento de Água de Itaberaba e o Sistema de Esgotamento Sanitário de Irecê. Estiveram presentes também na reunião os secretários estaduais da Casa Civil, Bruno Dauster, e de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, e o senador eleito Otto Alencar.

Fonte: Governo da Bahia
Publicada em:: 13/01/2015

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Novos VLTs operam a partir de 2 de fevereiro em João Pessoa

23/01/2015 - Portal Correio

Com o fim da fase de testes e adequação dos equipamentos os dois primeiros trens do sistema de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs), da Grande João Pessoa devem começar o transporte comercial de passageiros a partir do dia 2 de fevereiro. A previsão é de que as novas composições transportem cerca de 600 usuários a cada viagem e a informação foi confirmada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos na Capital. 


Terminada no sábado (17), a fase de testes verificou o funcionamento dos freios, motores, amortecedores das duas composições iniciais, além dos trilhos e altura das plataformas. Segundo a assessoria de comunicação da CBTU, tudo está pronto para que os VLTs entrem em operação comercial. De acordo com a assessoria, os testes práticos foram feitos apenas na primeira composição, sendo replicados todos os ajustes no segundo VLT.

A entrega da terceira composição está prevista para antes do dia 15 de fevereiro, entrando em operação menos de uma semana após a montagem."Todos os testes iniciais foram finalizados no sábado pela montadora dos VLTs. A partir de agora, faremos testes corriqueiros, fora do horário de operação da frota atual, para manutenção e preparação da operação comercial das novas composições. Caso ajustes sejam necessários, serão realizados de maneira rápida. A previsão é de que eles entrem em operação já no dia 2 de fevereiro", informou a assessoria.


Segundo a assessoria da Companhia, em cada composição, um segurança fardado deverá fazer a segurança dos passageiros. "Temos a câmera de ré que vai ajudar e também seguranças fardados dentro dos carros. Se alguém for pego promovendo depredação, o maquinista está autorizado a parar a composição para que o segurança possa identificar o responsável e levá-lo à delegacia", disse. As tarifas devem permanecer com o mesmo preço das atuais, R$ 0,50. A manutenção é garantida pelo governo federal. A entrega das outras seis composições dos VLTs está prevista para ser encerrada até dezembro deste ano. As plataformas atuais devem passar por reforma para melhor se adequarem as operações dos novos trens, mas o início das obras está previsto para 2016.

Fonte: Portal Correio

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Operação dos VLTs na Paraíba deve começar em fevereiro, diz CBTU

17/01/2015 - G1

Substituição das locomotivas deve acontecer gradualmente.

Sistema terá oito VLTs em funcionamento até 2017.

Do G1 PB

VLT começa a operar em fase de testes em dezembro (Foto: Everaldo Ricardo/Divulgação)
VLTs operam em fase de testes desde dezembro de 2014 (Foto: Everaldo Ricardo/Divulgação)

O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) deve começar a ser incorporado no sistema de trens urbanos da Região Metropolitana de João Pessoa a partir da segunda quinzena de feveiro, segundo informou a coordenação de manutenção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na capital. As duas composições de VLT que já chegaram à Paraíba estão operando em fase de testes desde dezembro de 2014.

De acordo com o coordenador de manutenção da CBTU em João Pessoa, Sérgio Marcelino, o órgão aguarda o encerramento dos testes para que o VLT possa entrar em operação comercial. "Os testes seguem uma programação própria da fábrica que constrói os veículos. São feitos testes de frenagem, tração e também a adaptação da via ferroviária para evitar pontos de choque que podem danificar os carros", disse.

Ainda segundo Marcelino, o processo de substituição das locomotivas atuais pelos VLTs deve acontecer gradualmente. "No começo os dois veículos (trens e VLTs) funcionarão ao mesmo tempo, mas conforme outros VLTs sejam entregues, as locomotivas devem parar de funcionar comercialmente e serão destinadas apenas para manobras de manutenção da CBTU", informou. O terceiro VLT deve chegarà Paraíba em abril deste e outros cinco veículos serão entregues nos próximos dois anos.



 O VLT é um tipo de trem mais moderno, rápido e seguro e a entrega e funcionamento dos veículos faz parte do projeto de modernização do sistema de trens urbanos de João Pessoa. Cada composição do VLT tem três carros e capacidade para 600 pessoas. Os veículos irão operar na malha ferroviária atual de 30km ligando as cidades de Santa Rita e Cabedelo, passando por Bayeux e João Pessoa. "Ainda faz parte da modernização a instalação de três ou quatro novas estações, além de uma reforma nas atuais e também uma campanha para apresentar os veículos aos usuários e também conscientizar para preservar os carros", completou Marcelino.

Ao final do processo de modernização, prevista para os próximos quatro anos, a CBTU estima reduzir o tempo de espera entre os trens dos atuais 55 minutos para até 15 minutos, com a construção de estações ilhas que possibilitará mais cruzamentos entre as composições. Também prevê um salto no número de passageiros transportados de 5 mil/dia para até 40 mil usuários diários.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Projeto de metrô liga BR-101 ao Centro do Recife pela Avenida Norte

10/07/2013 - G1

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, apresentaram, em reunião no Ministério do Planejamento, em Brasília, nesta quarta (10), um pacote de intervenções para mobilidade urbana da capital, que prevê a ampliação e criação de modais de transporte. O custo total das intervenções varia de R$ 4,4 a R$ 6,4 bilhões. A verba pode ser liberada ainda este ano. Entre os projetos está a criação de metrô ou monotrilho na Avenida Norte, com cerca de 9 quilômetros de extensão, cujo trajeto segue da BR-101 até o Centro da cidade. A obra será executada em parceria entre as gestões estadual e municipal.

O pacote também engloba a viabilização do modal Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para atender a duas linhas: uma no Centro, com extensão de 8,6 km, saindo do bairro da Boa Vista (Rua de Santa Cruz) e chegando ao Cais José Estelita, quando se ligará ao ramal Sul. Esse sai do aeroporto (Imbiribeira), cortando a Rua Barão de Souza Leão (Boa Viagem), seguindo pela Avenida Conselheiro Aguiar e chegando nas ramificações do Cais José Estelita e Marco Zero (Centro), somando mias 9 km de obra a ser executada. O valor orçado para a construção do VLT é de R$ 2, 1 bilhões.

Ainda foi garantida a liberação de R$ 105 milhões para um projeto de requalificação de calçadas. Outros R$ 100 milhões foram solicitados para a execução do plano diretor cicloviário. Geraldo Julio também pediu aos ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão) uma nova audiência para apresentar o Plano Diretor Cicloviário do Recife. O encontro foi agendado para setembro deste ano.

Os projetos apresentados complementam ações que vêm sendo executadas pelo governo estadual, como as obras de navegabilidade do Rio Capibaribe, a construção das perimetrais II, III e IV e os corredores de ônibus rápido BRT Norte-Sul e Leste-Oeste.

Veja projetos apresentados

>> Avenida Norte
Metrô (R$ 4,1 bilhões)
Monotrilho - 9 km (R$ 2,1 bilhões)
>> VLT
Centro do Recife - 8,6 km (R$ 1,02 bilhão)
Avenida Conselheiro Aguiar, Boa Viagem - 9 km (R$ 1,08 bilhão)
Petrolina, Sertão do estado - 4,8 km (R$ 85 milhões)
>> Corredores fluviais na capital
Corredor Fluvial Sul e integração dos corredores Norte e Oeste (R$ 172 milhões)
>> BRT
Caruaru, Agreste (R$ 187 milhões)

>>BRS
Avenida Abdias de Carvalho, Zona Oeste do Recife - 5,5 km (R$ 5,5 milhões)
Avenida Mascarenhas de Moraes, Zona Sul - 8 km (R$ 8 milhões)
Avenida Domingos Ferreira, Zona Sul - 11,5 km (R$ 11,5 milhões)
Avenida Beberibe, Zona Norte - 3,5 km (R$ 3,4 milhões)
Ações complementares - recuperação de pavimento (R$ 67,2 milhões)

Fonte: G1
Publicada em:: 10/07/2013

Prefeito do Recife quer implantar duas linhas de VLT (Veículos Leves sobre Trilhos)

01/11/2013 - Jornal do Comércio

O sistema de transporte público do Recife poderá ganhar dois corredores de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) nas Zonas Norte e Sul da cidade. Em reunião em Brasília, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, apresentou ao governo federal projetos para a implantação do modal em duas linhas. Na parte Norte, a ideia é que o VLT saia do Terminal Integrado (TI) Macaxeira até o TI Joana Bezerra. Já do lado Sul, o ponto de partida é o TI Joana Bezerra, seguindo pela Avenida Domingos Ferreira até o limite com a cidade vizinha de Jaboatão dos Guararapes. No pacote de projetos, que totalizam investimentos de R$ 4,1 bilhões, estão previstos também cinco corredores de Bus Rapid System (BRS).

As propostas da PCR foram apresentadas ao secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz. Os projetos agora serão avaliados, em relação ao impacto financeiro no Orçamento Geral da União (OGU) e à disponibilidade de recursos para viabilizar a execução dos serviços. "Esperamos que essa análise aconteça no mês de novembro para que possamos anunciar as obras que serão feitas em parceria com a União", destacou o prefeito, ao final da reunião.

De acordo com a Prefeitura do Recife, cada VLT terá capacidade para cerca de 650 passageiros. Só a linha Norte prevê uma extensão total de 14,1 km, com 17 estações com terminais de integração. Já a linha Sul terá 11,3 km de extensão e inclui 15 estações, também com terminais de integração.

Com a implantação do novo sistema no Recife, a população ganhará mais uma alternativa de deslocamento e integração de modais, bem como a conexão das Zonas Norte, Centro e Sul, a partir da ligação de dois corredores metropolitanos principais: Avenida Norte e Avenida Domingos Ferreira.

Já os BRSs permitirão a destinação de uma faixa exclusiva para o transporte público. De acordo com a proposta da Prefeitura do Recife, o modal seria instalado nas seguintes avenidas: Mascarenhas de Moraes, Recife, Domingos Ferreira, Beberibe e Engenheiro Abdias de Carvalho. A ideia é que todos os corredores operem com um moderno sistema de comando e controle, a partir da implantação dos VLTs.

Em julho, o prefeito do Recife e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, se reuniram, em Brasília com os ministros Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Aguinaldo Ribeiro (Cidades), quando apresentaram o pacote de intervenções para melhorar a mobilidade na capital. A reunião de ontem serviu para detalhar os estudos de viabilização técnica para implantação dos modais na cidade, já incluindo as intervenções sugeridas na reunião anterior.