segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Licitações começam em outubro


17/9/2010
O Povo (CE)

R$ 561,9 milhões já estão nos caixas do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza. A destinação do montante é uma só: viabilizar a mobilidade urbana da Capital para a Copa do Mundo de 2014. Os recursos são federais, mas a administração é competência do município e do Estado.

Na manhã de ontem, o Secretário de Esporte do Estado do Ceará, Ferruccio Feitosa, e o coordenador do Projeto da Copa 2014 dentro da Coordenadoria de Projetos Especiais e Relações Internacionais da Prefeitura Felipe Araújo, participaram de uma mesa sobre ações institucionais para a Copa 2014 no V Encontro de Qualidade e Tecnologia Transporte Urbano. Na ocasião, eles anunciaram que os projetos executivos das obras estão em fase de finalização - as licitações tem início em outubro.

Os recursos para investimentos no eixo de mobilidade estão bem divididos entre as duas instâncias do poder local. Na mãos da Prefeitura de Fortaleza são R$ 261,4 milhões. As avenidas Dedé Brasil, Paulino Rocha, Alberto Craveiro e Raul Barbosa e a via Expressa vão sofrer intervenções municipais a partir de janeiro de 2011. A previsão para entrega dessas obras é dezembro de 2012.

Ao Governo foram destinados R$ 300,5 milhões para intervenções na mobilidade urbana. Os recursos serão investidos na implantação de um sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) conectando os bairros Mucuripe e Parangaba. Além da construção de dois terminais extras para a linha sul do metrô: Padre Cícero e Montese. A previsão é de que as obras dos terminais aconteçam entre os meses de janeiro e dezembro do ano de 2012. O VLT deve ser implantado entre janeiro de 2011 e julho de 2013.

Os representantes da Prefeitura e Estado aproveitaram também para convidar a iniciativa privada a propor parcerias. "Tem papel que é do setor público e tem papel que é do setor privado. Estamos abertos a parcerias", destaca Ferruccio Feitosa.


Prazos

Questionado a respeito de prazos, o coordenador do projeto da Copa lembrou que "os recursos já foram captados e as obras da Copa tem atenção diferenciada (com sistema de monitoramento federal)". Mas admitiu uma preocupação. "O nosso maior desafio são as desapropriações. É um processo complexo e doloroso (o de desapropriações)", disse Felipe Araújo.


AS FRASES
"Temos oportunidade de pensar, elaborar e planejar Fortaleza. Os transtornos são um mal necessário"

Ferruccio Feitosa. Secretário de Esporte do Estado do Ceará

"Aproveitamos a Copa do Mundo para fazer investimentos estratégicos para a cidade, como os corredores de ônibus"

Felipe Araújo. Coordenador do Projeto da Copa 2014 da Prefeitura de Fortaleza


E-Mais

O terminal de ônibus da Parangaba não será mais o mesmo depois da Copa 2014. Será ponto de chegada e de partida do VLT - com parada também no bairro Mucuripe. Será crucial ainda no sistema de corredores de ônibus previsto para servir ao estádio do Castelão. E o Metrô de Fortaleza também terá conexão ali.

O sistema de VLT ligará 80% da rede hoteleira da cidade, localizada na Beira Mar, ao estádio do Castelão. No caminho, conecta 22 bairros e irriga uma área onde estão concentradas 60% das empresas da Capital.

O administrador português Faustino Gomes esteve presente no evento de ontem e disse ter testemunhado as mudanças provocadas em Lisboa depois de a cidade sediar a Eurocopa 2004. "O Brasil está certo em ver o evento como provedor de desenvolvimento urbano", ressalta .

Segundo Faustino, áreas urbanas antes abandonadas na capital lusa voltaram ao gosto da cidade depois das intervenções do evento.

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