02/10/2010 - O Povo Online
Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) fica exposto na Estação João Felipe até quarta-feira. Em novembro começa a circular
O que mais chamou a atenção de Mateus Tabosa, de 12 anos, no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estacionado ontem na Estação Ferroviária João Felipe foram os vagões sem divisões. O trem que ele utiliza para vir uma ou duas vezes por semana do Antônio Bezerra ao Centro para passear tem vagões separados. “A palavra de Deus diz que a gente não pode ter limites”, ensina Mateus.
Ilimitados também parecem ser a curiosidade e o interesse por trens do menino que diz querer ser maquinista. Mateus nos guia pelo VLT que a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) apresenta à população até a próxima quarta-feira na Estação do Centro. Em novembro, os veículos passam a operar entre as estações João Felipe e do Álvaro Weyne, das 11h às 13h, de forma experimental e com passagem gratuita.
Nada escapa à observação de Mateus. Ele gosta dos bancos individuais do novo veículo, elogia as portas automáticas e pergunta pelo botão de emergência. “Por mim está aprovado. Já poderia estar rodando. Parece até um trem bala”, compara.
Na cabine do veículo fabricado em Barbalha, na região do Cariri, e que pode atingir até 80 km/h, o garoto mostra o painel de controle colorido e o acelerador. “Não tem buzina mais alta que a de um trem”, completa.
E o menino entende não só das partes que formam o veículo. O garoto fala da imprudência das crianças que brincam próximo ao trilho e dos motoristas que se arriscam nas passagens de nível. “Vi uma vez um motoqueiro que passou a dois metros do trem”, assusta-se.
Mateus anda sozinho nos vagões da linha Oeste, mas diz que a mãe não se preocupa com os passeios. “Eu só digo: mãe, eu vou sair”, conta.
Testes e educaçãoO presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, explica que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passará por testes de ar-condicionado e de via em outubro. “Aproveitamos essa oportunidade para utilizar o espaço como sala de aula para palestras sobre a conservação dos veículos”, relata.
Rômulo explica ainda que, ao final da operação assistida, em abril de 2011, o VLT deve ir para a linha férrea Parangaba-Mucuripe, que além de carga deverá transportar passageiros. A previsão é que a linha Oeste se torne metrô, sendo necessário a utilização de outros veículos.
E-MAIS
CARACTERÍSTICAS
> O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é um transporte urbano mais leve que outros meios de transporte ferroviário, como metrô e VLT elétrico, por exemplo.
> O VLT tem quase 75 metros de comprimento e é formado por quatro carros interligados com capacidade de 766 passageiros.
>De acordo com o diretor comercial da empresa cearense que fabrica os veículos, Márcio Florenzano, o motor é de fabricação
alemã, mas todo o resto do VLT é fabricado no Ceará. Cada veículo tem custo médio de R$12 milhões.
> O veículo já está em funcionamento no metrô do Cariri e deve ser utilizado no metrô de Sobral.>Rômulo Fortes, do Metrofor, prevê para o dia 19 deste mês a chegada da Itália dos dois primeiros carros que vão operar na linha Sul do Metrofor. De acordo com ele, a linha deve entrar em operação assistida entre julho e agosto de 2011.
Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br
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