segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dilma é convidada para o pontapé inicial do VLT em Fortaleza

26/02/2012 - Plantão News

Problemas referentes a desapropriações e indefinições no processo licitatório acabaram atrasando a obra.

A presidente Dilma Rousseff tem visita marcada para amanhã (27/02). A chefe de estado passará por Fortaleza para conhecer as obras ferroviárias previstas para a capital cearense, entre elas o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe, um dos mais importantes projetos da cidade para a Copa de 2014.

Segundo informou o "Diário do Nordeste", Dilma vai participar da cerimônia de assinatura da ordem de serviço das obras do ramal. Assim, com os trabalhos iniciados já nos próximos dias, o metrô leve cearense deverá estar pronto até o segundo semestre de 2013.

De acordo com a Matriz de Responsabilidades do governo federal, no entanto, a implantação do VLT deveria ter começado em dezembro de 2011. Problemas referentes a desapropriações e indefinições no processo licitatório acabaram atrasando a obra.

Diante do problema, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) divulgou que a primeira etapa de montagem do modal será realizada em locais onde não será necessário desapropriar residências, como os elevados da Parangaba e da avenida Aguanambi e os viadutos ferroviários da Raul Barbosa, Vírgilio Távora e Dom Luís.

O VLT Parangaba-Mucuripe também conheceu, no começo deste mês, o consórcio responsável pela obra: trata-se do CPE-VLT, formado pelas empresas Consbem Construção e Comércio Ltda, Construtora Passareli e Engexata.

O metrô de superfície de Fortaleza terá, ao todo, 13 km e vai ligar os bairros de Parangaba e Mucuripe com integração ao sistema de BRTs (Bus Rapid Transit). O custo total é de R$ 330,7 milhões.

Fonte: Plantão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário