17/06/2012 - Jornal Pequeno
O projeto, com o detalhamento de seus objetivos e com o cronograma de suas obras, foi apresentado na manhã de quinta-feira (14), na Câmara Municipal de São Luís
Técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estão convencidos de que a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vai representar uma arrojada melhoria nas condições do trânsito, na capital maranhense.
O secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral Marques, informou que a Prefeitura de São Luís está apostando neste projeto como uma ousada opção para a melhoria da fluidez do trânsito, especialmente das áreas do São Cristóvão até o Centro da cidade.
O projeto, com o detalhamento de seus objetivos e com o cronograma de suas obras, foi apresentado na manhã de quinta-feira (14), na Câmara Municipal de São Luís. Aos vereadores, José Arthur Cabral Marques forneceu pormenorizadas informações sobre a essência do projeto e sobre as etapas de execução da obra do VLT.
Durante a explanação, o secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes afirmou que já está em andamento o processo licitatório para a implantação do VLT e, nos próximos dias, deve ser iniciada a licitação para a compra do material rodante.
De acordo com informações do secretário-adjunto da SMTT, o projeto para a implantação do VLT, em São Luís, foi iniciado há cerca de dois anos, quando, por determinação do prefeito João Castelo, começaram os estudos técnicos de viabilização.
'Estávamos buscando um transporte de massa de média e alta capacidade no intuito de melhorar o deslocamento da população da capital. Isso resultou numa soma de esforços da equipe do prefeito João Castelo, em dois grandes projetos de mobilidade, o do Novo Corredor de Transporte Urbano de São Luís e o do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)', destacou José Arthur.
Ele explicou que o primeiro trecho de execução da obra do VLT, chamada Linha 1 (Centro – São Cristóvão), sairá da altura da rotatória do aeroporto (Tirirical), passará pelas avenidas dos Franceses e Africanos e finalizará no Centro (Praia Grande), numa extensão de 13 km. Ele informou que o processo licitatório para a construção desta etapa já foi iniciado e deve ser concluído até o final deste mês.
A primeira etapa, correspondente à Linha 1 (Centro- São Cristóvão), atenderá a um público estimado de 200.000 habitantes, em 13 km de vias, composta de 11 estações modernas (proximidades do aeroporto, rodoviária, Santo Antônio, Coheb/Sacavém, Coroadinho, Bairro de Fátima, Rio das Bicas, Ceprama, Portinho e Praia Grande entre outras), duas pontes metálicas (Rio das Bicas e Portinho) e o Centro Administrativo Operacional.
'Na área do São Cristóvão, há um crescimento demográfico forte, o que gera problemas na oferta de transporte', justificou. O secretário-adjunto da SMTT explicou que, para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, será utilizado o canteiro central das avenidas. 'O VLT tem três metros de largura e nós só precisamos de cinco metros de largura de via para ele passar. E São Luís tem essa excepcionalidade, pois possui avenidas de canteiros largos', observou.
José Arthur frisou que, no trajeto da linha 1, não será necessário fazer desapropriações, o que não ocasionará maiores transtornos e perda de tempo. 'É uma área de passagem de domínio público. O que vai haver é somente a remoção de árvores plantadas, onde o replantio será feito em outros locais. Nesse sentido, a nossa estimativa é de que seja feito 1 km de via por mês', detalhou.
De acordo com levantamento realizado por técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, o VLT já é utilizado em outras capitais do Nordeste e vai melhorar a qualidade do transporte e ajudar a população a se deslocar.
Saiba como o VLT vai funcionar na capital maranhense
O Veículo Leve sobre Trilhos será constituído de equipamentos modernos. A capacidade estimada é para atender 20 mil passageiros por hora, em cada sentido, numa velocidade média de 40 km/h, podendo chegar de 80 km/h a 100 km/h. Hoje a velocidade média operacional do transporte coletivo em São Luís é de 12 km/h.
O VLT a ser desenvolvido deverá ser composto por um mínimo de 2 (dois) e um máximo de 4 (quatro) carros, constituídos de truques motores e duas cabines de comando. A motorização do VLT é a diesel. Ele tem movimentação bidirecional (duas direções). Em cada cabeceira, haverá um motor.
A conclusão de parte das obras da primeira linha, que terá capacidade de transportar 200 mil pessoas, é prevista para ocorrer até o final do ano. Ao todo, o sistema do VLT em São Luís terá sete linhas, cada qual composta de sete veículos de 30 m de comprimento e capacidade para 400 pessoas, cada veículo. A segunda etapa (linha 2) será do Anjo da Guarda ao Centro.
O VLT é um veículo moderno, eficiente, confortável, com bom desempenho e que reduz o tráfego das rodovias. Não há atraso e oferece maior comodidade, segurança e baixa a emissão de gases.
É um sistema do presente que tem como vantagens regularidade e pontualidade, menor tempo de espera, ambiente climatizado (ar-condicionado), GPS, sistema de informações audiovisual para os passageiros, informações de tempo entre outras.
A explanação do projeto, na Câmara Municipal de São Luís, teve também a participação da técnica do Instituto Municipal da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), Patrícia Trinta.
Ela também mostrou na apresentação do projeto que o VLT é um veículo articulado que funciona como trem ou bondes modernizados com tecnologia inovadora e altamente confortável ao usuário, que diminui o tempo de espera e de percurso dos passageiros.
É muito mais que um meio de transporte. É um recurso que permite repensar as cidades com mobilidade sustentável, assegurando a qualidade do serviço, a revitalização do espaço urbano e a preservação do patrimônio arquitetônico. Além de transportar usuários com segurança e conforto, o sistema gera empregos e proporciona mais liberdade à população.
Castelo aposta em projetos ousados para São Luís
Ao encerrar a explanação sobre o VLT na Câmara Municipal de São Luís, o secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral Marques, foi enfático ao afirmar que o prefeito João Castelo, aos poucos, vem realizando projetos muito importantes para a cidade de São Luís.
Ele destacou, entre eles, o prolongamento da Avenida Litorânea, de enorme importância para o tráfego da orla marítima; o asfaltamento de quase 500 ruas, principalmente na área do Itaqui/Bacanga, e a construção do Corredor Urbano de Transporte, em parceria com o governo federal, que vai ajudar a estruturar o transporte público da cidade.
Não menos importante, segundo José Arthur, é o Hospital de Urgência e Emergência, obra muito importante para a população de São Luís. 'Dentre tudo isso se destaca o projeto mais ousado de um prefeito da capital, o VLT ligando o São Cristóvão ao Centro da cidade, capaz de consagrar João Castelo entre os melhores prefeitos que São Luís já teve. Tanto quanto o Italuís, construído por ele quando foi governador', ressaltou José Arthur.
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