14/08/2012 - Diário do Nordeste
Há pouco mais de um mês em execução, as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe prossegue em quatro pontos de intervenção. Segundo informado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), os trabalhos, ainda em fase inicial, seguem uma sequência de etapas, definidas pelo governo estadual, começando pelos pontos do trecho de 12,7 quilômetros de extensão do equipamento, que não dependem de desapropriações.
No momento, a Seinfra faz levantamento dos imóveis ao longo do percurso que, apesar de necessitarem de desapropriação, esta será parcial e não implicará na desocupação do bem por seus moradores, para que só então seja dado início à segunda etapa da obra, ainda sem data definida para começar.
Já a terceira e última fase corresponderá às intervenções nos locais onde há imóveis que necessitam de desapropriação e os moradores precisarão ser removidos. Mas está só deverá acontecer após a construção dos imóveis que irão receber estas pessoas, atendendo acordo do governo estadual com a Justiça de só desocupar os atuais quando os novos estiverem prontos.
Em andamento - Até então, a maior intervenção ao longo do trecho que receberá o VLT ocorre na Parangaba, próximo ao terminal de ônibus estendendo-se até à Rua Germano Maia. No local estão sendo implantadas as bases para o viaduto ferroviário que passará pela região. Há 40 dias em execução a estimativa é de que em mais 40 dias os trabalhos tenham sido concluídos.
Outro ponto da Capital que sofre intervenções por conta do VLT fica na Avenida Aguanambi, nas proximidades do quartel da Polícia Militar.
Além destes, as obras prosseguem em mais dois locais da Via expressa: por trás do Terminal do Papicu, próximo à Avenida Dom Luís, e no trecho desta via que passa na confluência das avenidas Pontes Vieira e Senador Virgílio Távora. Em ambos, também estão sendo colocadas as bases que receberão viadutos ferroviários para o VLT.
Copa do Mundo - O equipamento ferroviário é uma das obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana na Capital cearense para a Copa do Mundo de 2014. O ramal fará a conexão ferroviária de 12,7 km entre a Estação da Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 quilômetros em superfície e 1,4 em elevado.
Atualmente, o ramal ferroviário é utilizado para transporte de carga e, com as obras, o mesmo será utilizado para transporte de passageiros. A linha, que passará por 22 bairros de Fortaleza, tem previsão de conclusão até o início do segundo semestre de 2013 e deverá ser utilizada por 100 mil passageiros a cada dia.
Ao todo, serão oito estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Mucuripe, além da Parangaba e Papicu, que possuem projeto diferenciado tendo em vista a integração dos trens com os terminais de ônibus.
Percurso - 12,7 quilômetros é a extensão do ramal ferroviário que ligará a estação de Parangaba ao Porto do Mucuripe, passando por 22 bairros de Fortaleza.
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