05/09/2012 - Maranhão Hoje
Melhor exposição do seu principal projeto de transporte coletivo impossível.Nesta quarta-feira (05), o prefeito João Castelo apresentou os primeiros trens do VLT, que promete entregar ainda este ano, circulando entre o Aterro do Bacanga ao Bairro de Fátima.
Duas carretas transportaram até o Terminal da Integração as locomotivas já devidamente pintadas com ilustrações do município.
Postadas no Facebook pela Secretaria Municipal de Comunicação, as primeiras fotos mereceram elogios e críticas, pois alguns acham que a proposta é a melhorar, enquanto outros não veem sentido em trem sem tilho.
Veículos foram transportados em carretas até o Aterro
VLT – De acordo com estudo da Confederação Nacional de Transporte (CNT), o VLT pode ser a solução para os problemas de trânsito nas grandes cidades. O VLT é usada como uma versão moderna dos antigos bondes. Para situações onde há menos espaços na superfície, a solução pode estar alguns metros acima do solo: o monotrilho, sistema de transporte que, em geral, é feito sobre vigas.
Segundo a CNT, o VLT tem capacidade para transportar 40 mil passageiros por hora em cada sentido. "Do ponto de vista ecológico, este bonde moderno é o melhor sistema de transporte. Além de ser agradável de andar, é bastante silencioso. Isso ajuda a evitar, também, a poluição sonora, muito comum em ambientes urbanos", explicou o especialista.
Para localidades onde não haja espaço na superfície, o mais indicado é o monotrilho. "Quem já foi a Miami ou à Disneylândia conhece bem este sistema. É como se fosse um VLT, só que elevado [por vigas]. É um transporte caro, e há questionamentos quanto aos efeitos que ele causa na paisagem. Mas há também muita gente que o acha bonito". O monotrilho tem capacidade para transportar 50 mil passageiros por hora em cada sentido.
Enviado via iPhone
Nenhum comentário:
Postar um comentário