domingo, 19 de setembro de 2010

Autorizados R$ 554,7 mi em obras para Copa

CASTELÃO E TRENS (18/9/2010)
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estádio castelão teve financiamento liberado de R$ 351,5 milhões. Além destes recursos, a STN garantiu outros R$ 203,2 milhões para instalação de um Veículo Leve sobre Trilhos

FOTO: CID BARBOSA
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Transporte sobre trilhos além de rápido é mais barato e deverá facilitar o trajeto de fortalezenses e visitantes na Copa
FOTO: JOSÉ LEOMAR

18/9/2010- Diário do Nordeste

Fortaleza é uma das primeiras cidades-sedes contempladas com o financiamento porque cumpre os requisitos
Depois de garantir a licença ambiental e anunciar o vencedor do processo licitatório para sua reforma, o Castelão recebe, agora, a garantia dos recursos a serem utilizados nas obras. Ontem, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) autorizou o financiamento de R$ 351,5 milhões para o estádio, que sediará a Copa de 2014. Além destes recursos, a STN vai liberar outros R$ 203,2 milhões, também dentro do pacote para o mundial de futebol, para instalação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Capital e para a inclusão de duas novas estações na Linha Sul do Metrofor. No total, o Ceará será beneficiado com R$ 554,745 milhões.

Os recursos serão repassados por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, a partir de agora, o Governo do Estado deverá agendar uma data para a assinatura da liberação do crédito. No caso do Castelão, a verba para a reforma completa estão orçados em R$ 468,7 milhões.

Entretanto, de acordo com as determinações do banco de fomento, o ProCopa Arenas, programa federal de apoio a projetos de construção e reforma das arenas que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 e de urbanização do seu entorno, financia somente até 75% do valor total das obras. O Estado, portanto, entrará com outros R$ 117,1 milhões do Tesouro para completar a soma. Fortaleza é uma das primeiras cidades-sedes contempladas com o financiamento. De acordo com a STN, a operação de crédito foi confirmada porque "o proponente cumpre os requisitos prévios à contratação".

De acordo com o secretário estadual de Esportes, Ferruccio Feitosa, uma série de documentos foi elaborada durante meses para que o projeto pudesse ser aprovado pelo governo federal.

"Estou feliz com o resultado, por vários motivos. Estamos na reta final da licitação, já contamos com a licença ambiental para as obras e, agora, já garantimos os recursos. Vínhamos trabalhando de forma silenciosa, mas com afinco, e agora estamos tendo a resposta, colhendo os frutos", comemora o secretário. O consórcio vencedor da obra - o Arena Multiuso Castelão - formado pela Galvão Engenharia, Civilsan Servegen e BWA Tecnologia de Informação - foi anunciado na última quarta-feira. Há, ainda, o prazo para recurso das concorrentes perdedoras e para contrarrazão. Contudo, Ferrúcio acredita que o resultado está consolidado e espera homologá-lo até o fim deste mês, para que as obras já possam ter início em outubro.

Semifinal

O secretário comentou a afirmação do Ministro do Esporte, Orlando Silva, que, em visita à Fortaleza, na última quinta-feira, disse que a Capital cearense poderia receber a semifinal da Copa do Mundo. "Ele conhece o nosso projeto, está empolgado e, também porque é nordestino, vê Fortaleza como uma das cidades mais avançadas, uma das melhores sedes, em relação aos projetos para o campeonato. Ele chegou a dizer que Fortaleza está em situação confortável", comenta. Ele explica que esta "situação confortável" se justificaria pela garantia já existente da reforma do aeroporto Pinto Martins e da razoável oferta na rede hoteleira, e a previsão de expansão desta.

EM 2014

VLTs vão passar por 22 bairros

O projeto dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) receberá um montante de R$ 170 milhões

Os recursos autorizados pela STN reforçarão ainda o transporte na Capital nos trajetos que serão os mais demandados durante o período da Copa. O Veículo Leve sobre Trilho (VLT) a ser implantado, que fará a ligação entre o Mucuripe e o Castelão, será um dos principais meios utilizados por aqueles que se deslocarão para assistir aos jogos do Mundial. O projeto receberá um montante de R$ 170 milhões. "O VLT vai passar por 22 bairros. 60% das empresas de Fortaleza estão nessa área e 80% dos hotéis fiam na Av. Beira-Mar, de onde a maior parte dos turistas vai partir", informa o secretário de Esporte, Ferrúcio Feitosa. "Além disso, ele atenderá a rodoviária, o aeroporto e o terminal rodoviário de Parangaba, onde haverá a maior concentração de passageiros da cidade". O projeto prevê a retomada, pelo Governo, da faixa de domínio da linha permanente entre o Mucuripe e a Parangaba, hoje ocupada, na maior parte, por favelas. A via pertence à Transnordestina Logística, empresa concessionária de toda a malha ferroviária nordestina. A ideia é que toda essa linha permanente seja substituída por uma nova. Como foi invadida pro-favelas, a linha, que possuía 22 metros de largura, está reduzida, em alguns locais, a menos de oito metros, o que reduz a velocidade dos trens a 20 KM por hora.

Metrofor

Já o Metrofor terá a sua Linha Sul, que leva do Centro da cidade a Pacatuba, ampliada em mais duas estações, com os recursos ontem garantidos. Será construída a estação Padre Cícero, na rua de mesmo nome, entre o Centro e a Jacarecanga, e a estação Juscelino Kubitschek, no Montese. Para esta ampliação, estão reservados R$ 33,2 milhões. O metrô de Fortaleza, que teve seus recursos garantidos ao ser incluído entre os projetos prioritários de investimentos em infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, iniciará a sua operação comercial somente dezembro de 2011, após novo adiamento. A Linha Sul contempla 24 km em via dupla, sendo a maior parte, 18 km, em superfície; uma pequena parte subterrânea, 3,8 km, do Benfica ao Centro; e 2,2 km em elevado, nas estações Parangaba e Montese. (SS)


SÉRGIO DE SOUSAREPÓRTER

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=853265

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