quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

VLT da linha oeste terá teste ainda neste ano

22/12/2010 - Diário do Nordeste

Uma das soluções de mobilidade urbana para Fortaleza, prevista para a Copa de 2014, o terminal Parangaba-Mucuripe já terá um dos seus Veículos Leves sobre Trilho (VLTs) testado ainda neste ano na Linha Oeste, que liga o Centro da Capital à cidade de Caucaia.

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) adquiriu seis VLTs- Móbile 4 formados por quatro carros, dos quais o primeiro VLT já se encontra na Estação João Felipe. O segundo deve chegar ainda hoje no mesmo local.

Os trens são fabricados pela empresa Bom Sinal, que tem sede em Barbalha, na Região do Cariri. O transporte dos veículos é feito de carreta, uma vez que as condições da malha ferroviária do Interior cearense poderia danificar os equipamentos totalmente novos.

De acordo com o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, o segundo VLT que chega hoje a Fortaleza já está pronto para ser testado, enquanto o primeiro ainda passa por montagem final. Os VLTs são movidos a óleo diesel, como nos trens convencionais, mas como o nome já diz, são bem menos pesados que os convencionais. Os veículos que transportarão passageiros na rota Parangaba-Mucuripe terão capacidade para 766 pessoas e chegarão a uma velocidade máxima de 70km por hora.

Licitação em 2011

Com um orçamento de R$ 170 milhões, o terminal tem expectativa de ser licitado no primeiro trimestre do ano que vem.

A partir da ordem de serviço liberada para a empresa vencedora do certame, a expectativa da direção do Metrô é de que, em um prazo de 18 meses, a obra seja executada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário