quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Projeto do VLT não está concluído em Natal (RN)

02/11/2011 - Tribuna do Norte

Francisco Colombo, diretor-presidente da CBTU, prometeu o projeto

Por Roberto Lucena

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) prometeu um investimento de R$ 150 milhões para implantar o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Natal. A estrutura atual vai passar por obras de modernização e reestruturação para poder receber as novas máquinas. Atualmente, são quatro locomotivas porém, apenas duas estão funcionando. De acordo com o diretor-presidente da companhia, Francisco Colombo, a cidade será equipada com 15 novos trens capazes de transportar 50 mil passageiros. "Natal está com problemas no trânsito e não há outra solução senão o investimento no transporte público coletivo", disse. Apesar do anúncio, a verba não está assegurada e um estudo mais aprofundado, com metas de expansão na Região Metropolitana, será divulgado daqui há quinze dias.

Durante entrevista coletiva concedida na tarde de ontem, Francisco Colombo, que está à frente da CBTU há cinco meses,  explicou que o órgão pretende investir nas cinco cidades onde administra as linhas férreas - Recife/PE, Maceió/AL, Natal/RN, João Pessoa/PB e Belo Horizonte/MG. Na capital potiguar, Colombo participou de reuniões com prefeitos, secretário estaduais e a governadora Rosalba Ciarlini. Na próxima segunda-feira, o presidente irá ao Ministério das Cidades, em Brasília, para confirmar a liberação da verba necessária, bem como saber qual será a fonte do recurso. "Nós temos a promessa de receber esse valor. Não sei se será do Ministério [das Cidades] ou do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], mas o dinheiro virá. Isso é certeza", disse.

Assim que o valor for liberado, a implantação do VLT será iniciada de imediato e o prazo de conclusão é de 12 meses. Os trabalhos serão iniciados na linha Norte e, posteriormente, se estenderam para a linha Sul. "Estamos muito esperançosos com esse novo momento na CBTU. As conversas com os prefeitos e a governadora foram proveitosas e com certeza renderá bons frutos", disse o superintendente da CBTU em Natal, Erly Bastos.

O presidente da companhia prometeu também que, nos próximos quinze dias, será divulgado um estudo de ampliação do VLT para a Região Metropolitana. "Mas isso é um projeto que será estudado depois. Por enquanto, a prioridade é a implantação do VLT em Natal, com início na linha Norte", disse Colombo.

Memória

A sigla VLT já é bastante conhecida pelos  natalenses. Em maio de 2006, a CBTU apresentou o projeto de troca das locomotivas e vagões por equipamentos mais modernos e leves. O projeto, inicialmente orçado em R$ 162 milhões, nunca saiu do papel. A implantação do programa voltou à pauta de discussões dos gestores estaduais e municipais, com o anúncio de Natal como uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Este ano, o projeto passou a ser responsabilidade do Governo do Estado, já que abrange outras cidades da Região Metropolitana, como Extremoz e São José do Mipibu.

Fonte: Tribunal do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário