segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Quatro meses de operação do VLT em Maceió

13/02/2012 - Tribuna Hoje

Moderno, seguro, confortável, barato e pontual, o VLT consolida a nova imagem do transporte ferroviário de passageiros na Região Metropolitana de Maceió

VLT de Maceió
créditos: Divulgação
A modernidade do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) materializa o anseio das ferrovias brasileiras por inovação tecnológica e reconquista de espaço e importância no contexto social. A CBTU, fomentadora do desenvolvimento do transporte sobre trilhos, larga na frente e Maceió é a primeira capital brasileira a ter os VLT’s em plena operação. 
 
Além da disseminação da imagem do veículo como sinal de progresso, sendo utilizado em campanhas publicitárias, inclusive pela própria mídia, o VLT consolidou a marca CBTU no Estado, pois obteve aceitação entre os usuários do tradicional modelo ferroviário, bem como o interesse e a curiosidade dos alagoanos que nunca haviam utilizado o trem como meio de transporte. 
 
Após a inclusão de 02 VLT’s na operação comercial, em apenas 04 meses, o número de passageiros transportados aumentou cerca de 83%. Dados da Companhia revelam que em janeiro de 2012 foram mais de 110 mil usuários atendidos na região, contra 65 mil transportados em janeiro de 2011.
 
Para o Superintendente da CBTU de Maceió, Marcelo de Aguiar Gomes, o aumento considerável de usuários transportados demonstra que conforto, segurança, pontualidade e tarifa acessível, aliadas a ampliação da oferta de viagens, atendem às necessidades da população. “O VLT é constantemente mencionado como referência e até mesmo solução para o transporte público nas grandes cidades. Isso demonstra o sucesso do projeto da CBTU” afirma o superintendente.  
 
A bancária Poliana Daneu, 31 anos, não havia andando de trem até ver uma reportagem sobre o VLT. “Fiquei curiosa para saber como funcionava, por isso, trouxe meus 2 filhos para um passeio e adorei” afirmou Poliana.
 
A expectativa da CBTU é que a demanda aumente ainda mais quando o trecho de Rio Largo for reativado. As 04 estações do município estão inoperantes devido a obras de recuperação da via férrea atingida pelas chuvas em 2010.
 
Marcelo Aguiar ressalta que, além da reformulação da via, estão sendo construídas linhas de desvio e novas estações, inclusive com projeto de integração intermodal, para que, após a chegada de mais 05 VLTs, o transporte ferroviário ganhe cada vez mais adeptos.
 
Ontem Maceió recebeu o 4º VLT. Até o final de 2012 está prevista a entrega dos 4 veículos restantes, totalizando 08 VLTs.
 
Leia também:
 
Prefeitura de Maceió (AL) constrói ciclovia para nova avenida 
Trânsito em Maceió: excessos, falta de planejamento e projetos são desafios para 2012 
Maceió: Usuários elogiam VLT, mas solicitam ampliação de horários de viagens 

Nenhum comentário:

Postar um comentário