segunda-feira, 2 de abril de 2012

Obras do VLT de Fortaleza para a Copa começam nesta segunda-feira (2)

02/04/2012 - Portal 2014

De acordo com governo cearense, questão de desapropriações de imóveis está sendo resolvida

Começaram nesta segunda-feira (2) as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe, principal projeto de mobilidade urbana de Fortaleza para a Copa 2014.
 
São, portanto, praticamente quatro meses de atraso de acordo com a Matriz de Responsabilidades assinada pelos governos estaduais e federal, e que lista todas as obras de mobilidade para o Mundial. O documento previa o início da construção em dezembro de 2011, mas problemas referentes às desapropriações e no processo licitatório motivaram a demora.
 
Segundo a Metrofor, empresa estadual que gerencia o novo sistema, foi iniciada, hoje, a limpeza de parte dos 12,7 km por onde os novos trens irão circular, além da marcação de locais para a construção do primeiro viaduto ferroviário, na avenida Dom Luís. 
 
Além disso, uma via paralela começará a ser construída para os trens de carga. A primeira etapa de montagem do VLT está sendo realizada em locais onde não será necessário desapropriar residências, como os elevados da Parangaba e da avenida Aguanambi, e os viadutos ferroviários da Raul Barbosa, Vírgilio Távora e Dom Luís. 
 
Sobre os problemas envolvendo remoções de moradores, o governo cearense explica que esta questão está sendo gradualmente resolvida. Cerca de 1.800 das 2.700 famílias da região já foram cadastradas para deixarem suas casas de acordo com a lei estadual 15.056.  
 
Pela legislação, os proprietários dos imóveis avaliados em até R$ 40 mil, além da indenização correspondente, receberão uma unidade residencial dentro do programa federal Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal, com prestações custeadas pelo estado. Já os donos de residências avaliadas acima de R$ 40 mil receberão o valor correspondente à desapropriação em dinheiro. 
 
O novo metrô leve cearense será construído pelo consórcio CPE-VLT Fortaleza, que venceu a licitação da nova linha férrea com a proposta de preço de R$ 179,54 milhões, valor 1,9% inferior aos R$ 183 milhões estimados pela secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) para as obras. 
 
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