quinta-feira, 12 de julho de 2012

Agência Municipal do Meio Ambiente inicia licenciamento para novo sistema de transporte coletivo

26/04/2012 - Prefeitura de Petrolina

A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) iniciou o processo de Licenciamento Ambiental do projeto de implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VTL). Idealizado pela prefeitura de Petrolina, o projeto foi elaborado pelo Consórcio Linha Verde, e tem como meta melhorar e baratear o transporte público em Petrolina. 

De acordo com o projeto, o percurso terá 4,8Km e o VLT ligará o centro da cidade a partir da antiga estação ferroviária até a rotatória do bairro Pedra Linda, área oeste de Petrolina. O projeto prevê ainda a construção de sete estações e de um viaduto na Avenida Sete de Setembro. “A nossa função é avaliar os graus de impacto ambiental e definir os procedimentos de cunho ambiental para que a obra possa ter continuidade ao processo”, explicou a coordenadora da equipe que avalia o projeto VLT, Sheyna Lins. 

Ainda segundo a técnica da AMMA, dentro de uma semana, a Agência dará o parecer definitivo sobre o projeto VLT e ainda no mês de maio deste ano a licença será emitida. O projeto prevê que serão investidos R$ 62 milhões para instalação do VLT de Petrolina. A Prefeitura já está em fase de captação de recursos com os Ministérios dos Transportes e das Cidades, Banco Nacional do Desenvolvimento, Econômico Social – BNDES e com o Governo do Estado. 

Segundo dados da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), o município possui hoje uma frota urbana de 64 veículos coletivos operantes, que percorrem 72 rotas distintas, divididos em 17 linhas. As empresas prestadoras do serviço realizam cerca de 580 viagens nos dias úteis, transportando aproximadamente um milhão de passageiros por mês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário