quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Metrô de Sobral aguarda data para inauguração

10/11/2012 - Diário do Nordeste

As obras do metrô de Sobral já se encontram em fase final, com a maioria das estações e trechos já prontos. Estão sendo realizados apenas acabamentos em outros pontos do trecho. Porém, ainda não há uma data oficial para inauguração. A data prevista anteriormente era 29 de setembro, juntamente com o Hospital Regional Norte (HRN). Haveria um grande show com a cantora Ivete Sangalo, conforme informou o Governo do Estado. No entanto, devido o pleito eleitoral no dia 7 de outubro, a inauguração ficou adiada para evitar problemas com a legislação eleitoral.

A Assessoria de Imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), confirma que a obra já se encontra em sua etapa final, mas ainda não tem data confirmada para a inauguração, apenas a expectativa de que permaneça junto à entrega do HRN, que teve inauguração definida para o dia 17 de janeiro de 2013.

A assessora Luana Patrícia reforça que esta é apenas uma especulação, sendo necessária uma decisão por parte do Governo do Estado para que se mantenham as duas obras com a mesma data de entrega.

Com o início dos serviços em março do ano passado, o prazo de entrega previsto era de 18 meses, com a data de 3 de setembro de 2012. Este foi o primeiro adiamento. Se confirmada a entrega em janeiro, o atraso será de quatro meses.

Desde o início de sua implantação, o Metrô de Sobral tem dividido as opiniões dos sobralenses, tanto que o promotor de Justiça, Irapuan Dionízio Júnior entrou, através do Ministério Público do Ceará (MP CE), com uma Ação Civil Pública pedindo a paralisação da obra e averiguação de alguns pontos questionados pela população. Na ocasião, as obras ficaram paradas por cerca de 20 dias.

Os moradores da Avenida John Sanford, onde a linha passará ao lado da calçada, são os mais prejudicados. A via chegou a ser interditada no dia 18 de julho passado, causando transtornos e prejuízos aos comerciantes. A suspensão foi para viabilizar a colocação dos trilhos da Linha Norte. O auxiliar de administração, Jefferson Lira, disse que ir para casa tem sido uma tarefa difícil. De acordo com ele, o trajeto que demorava 15 minutos passou a ser feito em 30.

"Moro na Cohab 3, onde fica a última parada do metrô, e o trânsito da avenida ficou muito difícil depois da implantação dos trilhos. Tenho medo dos acidentes que possam vir a acontecer pois a via ficou muito estreita, os carros ficam em fila indiana ou sobem os trilhos", afirmou.

Comércio em crise

Na via, parte dos imóveis está à venda ou desocupada. Os que permaneceram, são comerciantes na maioria. A exemplo de Maria José Carvalho, mais conhecida como Dona Beija, que diz se sentir prejudicada desde o início das obras, mesmo antes da interdição quando foi feito trabalho para instalação da rede de esgoto. "Com essa do esgoto, ficamos sem água durante vários dias. Como trabalhamos com alimentos, só tínhamos duas opções: ou fechávamos o comércio ou usávamos água de balde. Graças aos nossos vizinhos, que cederam parte da reserva pessoal para nós, não fechamos, mas ficamos funcionando como décadas atrás, lavando com balde", disse.

O fechamento dos pontos de retorno da avenida também tem causado apreensão aos motoristas. Para o funcionário público Lúcio Azevedo, o medo vem por parte dos motoqueiros que sobem a calçada da linha para poder atravessar. "Não gostei de terem fechado os retornos, pois dificulta o meu acesso para a casa dos meus pais ou para o Posto de Saúde. Obriga o motorista a se deslocar quase dez quarteirões a mais para poder fazer a manobra e chegar ao PSF".

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza, que está responsável pelas obras, o VLT de Sobral passará por processo de adaptação para os passageiros se adequarem ao novo equipamento.

Serão quatro carros de passageiros circulando pela cidade. Sobre a sinalização, as ruas e vias estão recebendo novos sinais e cancelas para adequar o trânsito local.

Segundo as informações da Metrofor, o sistema de VLT de Sobral terá dois ramais que irão passar pelas principais concentrações populacionais da cidade. Os dois ramais formam dois "Us" invertidos, que se tangenciam numa estação de integração. Um dos ramais já existe e possui 6,4 quilômetros de extensão. Este ramal irá compartilhar a linha de cargas e que, hoje, é administrada pela Transnordestina Logística.

O segundo ramal será implantado ligando a Grendene à Cohab III, com 5,7km, que vai atender o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes polos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções. Deve transportar 5 mil pessoas por dia em cinco composições. Serão, ao todo, 64 viagens ligando diversos bairros em 12,1 quilômetros de ferrovias. Para tanto, terá dois ramais e 11 estações. O projeto está orçado em R$ 70,1 milhões.

Ônibus e topiques são preferidos no Cariri

Crato - Em funcionamento desde o dia 1º dezembro de 2009, quando foi iniciada a sua operação assistida, a chamada fase de testes, o Metrô do Cariri acumula reclamações por parte dos usuários. As principais estão relacionadas à localização das estações, que dificulta a mobilidade dos moradores devido à rota não ser próxima dos pontos centrais das cidades; ao tempo de espera para o embarque; e à quantidade de composições. As dificuldades fazem com que os passageiros prefiram utilizar os ônibus e vans que fazem o transporte coletivo, mesmo o serviço tendo custo mais elevado.

Atualmente, apenas um, dos três Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) está em atividade. Os demais estão parados há cerca de seis meses, após terem sido depredados pela ação de vândalos.

A expectativa, segundo a Companhia Cearense de Transporte Metropolitanos (Metrofor), que administra as atividades do Metrô do Cariri, é que os equipamentos que estão passando por uma reforma, voltem aos trilhos até o inicio do próximo mês de dezembro.

A via percorrida pela Metrô do Cariri possui 13,6 quilômetros de extensão. Ao todo, existem nove estações, sendo cinco em Juazeiro do Norte e quatro no Crato. São elas: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, São José, Muriti e Padre Cícero e Escola. Esta última foi inaugurada recentemente, para atender às demandas da população residente no Bairro São José e dos estudantes que frequentam a Escola Técnica Profissionalizante Raimundo Saraiva Coelho, além dos funcionários de uma indústria instalada na localidade. Na construção e compra dos equipamentos para a nova estação foram investidos R$ 398 mil.

Diariamente, são realizadas 22 viagens entre os dois municípios. Segundo a Metrofor, o trecho é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato, utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), até o início dos anos 80. A via entre Muriti e a antiga estação do Crato, que tem cerca de 4km, foi desativada há mais de 20 anos, portanto, houve a necessidade de uma implantação nova.

O restante do espaço, que compreende o Muriti e Juazeiro do Norte, passou por serviços de remodelação, essenciais ao atendimento das condições mínimas de operacionalidade e segurança do sistema de transporte ferroviário de passageiros.

Estima-se que, diariamente, cerca de mil pessoas utilizam o Metrô do Cariri. Apenas na estação Teatro, embarcam aproximadamente 100 passageiros. A maioria deles diz que, apesar de ser mais rápido e mais barato, o transporte é pouco aproveitado por ter um longo intervalo entre uma viagem e outra. No momento, o período de espera dura 1h20min, em média. Para eles os ônibus e vans são mais eficientes, por estarem disponíveis a todo momento e por terem um número maior de paradas próximas a pontos comerciais. Na região, a operação dos VTLs acontece das 6 às 21 horas. O preço das passagens é R$ 1 a inteira e R$ 0,50 meia.

De acordo com a Metrofor, somente este ano, já foram beneficiadas mais de 240 mil pessoas. Cada VLT é formado por duas composições com tração diesel hidráulica mecânica, constituído por dois carros de passageiros. O equipamento, que tem capacidade para realizar o transporte de 330 usuários por composição, foi projetado pelo Governo do Estado, como forma de requalificar o transporte ferroviário de passageiros, integrar as cidades e fomentar o desenvolvimento local. O investimento teve custo de R$ 25,19 milhões. O Metrô do Cariri é o primeiro do interior do Ceará. Os trens foram fabricados pela Bom Sinal. São os primeiros trens de passageiros fabricados na América do Sul, nos últimos 20 anos.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br...dMateria=17131

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