sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Segunda passagem elevada para o VLT é erguido

16/11/2013 - O Povo

Quatro vigas de concreto, de 45 toneladas cada, foram colocadas no viaduto por cima da avenida Júlio Abreu (continuação da Dom Luís). A ação, que causou a interdição da via durante todo o dia de ontem, possibilitará a passagem do ramal Parangaba/Mucuripe do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Mais três elevados farão parte do modal de transporte, nas avenidas: Pontes Vieira (já executado), Raul Barbosa e Antônio Sales (ambas em execução).

Os trabalhos de içamento das peças de concreto tiveram início às 5h30 e adentraram a noite. No local, dois agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) e seis policiais militares acompanhavam a intervenção. As vigas, fabricadas no próprio canteiro de obras do VLT, foram levantadas, pelas extremidades, por dois guindastes (de 160 e 100 toneladas), e cerca de 60 trabalhadores acompanharam a ação. "Devido à implantação de duas linhas do VLT (ida e volta), a linha de carga existente teve de ser recolocada. Por isso a necessidade de erguer outro viaduto, porque a locação deste não se encaixa para as duas linhas", explicou o engenheiro responsável pela fiscalização da obra, Jonhy Lima.

Estrutura

A estrutura antiga deverá ser demolida, assim como nos outros três pontos elevados da linha férrea. "Isso acontecerá futuramente, não há como precisar uma data. Tudo é feito com muito cuidado, tem de ser programado porque é muito peso e demanda um tempo específico", detalhou o engenheiro.

Antes de implementar o equipamento é preciso verificar o alinhamento da fundação, dos pilares e da travessa que receberão a estrutura. "É preciso carregar a viga, descarregar e montar. São mais de duas horas para colocar apenas uma. Isso se não houver nenhum mal dimensionamento", afirmou o supervisor operacional da empresa responsável pela locação dos guindastes, Jorge Alberto Oliveira.

O prazo de conclusão do VLT, de acordo com a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) é o primeiro semestre de 2014 e as obras estão com 43% de execução. Com 10 estações, o novo modal fará conexão ferroviária de 12,7km, sendo 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado. Configurando obra estruturante para a Copa de 2014, o VLT deverá cruzar 22 bairros de Fortaleza e fazer integração com as linhas Sul e Leste do Metrofor.

276 milhões de reais estão sendo investidos para construção do VLT

Fonte: O Povo Online
Publicada em:: 16/11/2013

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