sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mais um passo nas negociações para implantar VLT entre Jaraguá e Guaramirim   

22/03/11 - O Correio do Povo

Comitiva vai a Fortaleza esta semana para conhecer fabricante e operadora do sistema.Nesta sexta-feira, uma comitiva regional que estuda a possibilidade de implantar o sistema de transporte por meio do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) conhecerá a Bom Sinal (fabricante brasileira do equipamento) e a MetroFor (empresa que opera os carros). O destino será Fortaleza, onde os trens estão sendo construídos e o modelo já funciona parcialmente. O objetivo é colocar em prática o novo padrão de condução coletiva no perímetro urbano entre Guaramirim e Jaraguá do Sul. A ideia pauta os debates políticos das duas cidades desde setembro passado, e agora as lideranças querem ver o exemplo de perto.

A princípio, segundo o coordenador da Câmara Temática "Integração sobre Trilhos" do Pró-Jaraguá, Luiz Antônio Negri, serão analisados como funciona o transporte coletivo de trem e quanto custa a implantação do sistema. "Já temos a infraestrutura. Por isso, será preciso investir em carros e terminais". O engenheiro calcula que os equipamentos custem cerca de R$ 4 milhões, e o ideal seria adquirir pelo menos quatro veículos. "A implantação do sistema depende da iniciativa dos políticos e da aprovação dos poderes Executivo e Legislativo. Além disso, o funcionamento dos trens como transporte coletivo depende, principalmente, da conscientização pública de que o modelo é bom", afirma o especialista.

Quanto à necessidade de ter o contorno ferroviário para efetivar o modelo na região, Negri assegura que é possível colocar os veículos em circulação antes disso, desde que haja uma programação de horários da passagem do transporte de cargas (confira o andamento do processo do contorno ferroviário no box ao lado).Pelo projeto inicial, seriam utilizados 23 quilômetros de trilhos, entre Nereu Ramos, em Jaraguá, até o bairro Caixa D'água, em Guaramirim. "Cerca de 45 mil pessoas podem usar esse meio de transporte por dia, o que dá uma média de 30 mil veículos a menos nas ruas. E os usuários ainda terão a vantagem de passar por várias empresas e instituições de ensino que ficam em torno dos trilhos", defende o especialista.Também participam da comitiva o vereador jaraguaense Ademar Possamai, além dos parlamentares da cidade vizinha, Jorge Luis Feldmann, Osni Bylaardt e Osni Fortunato.

O diretor de trânsito da Prefeitura de Jaraguá, Zeca Schmitt, Maria Christina Quintaes, supervisora de controle de transporte, o secretário de Planejamento da Prefeitura de Guaramirim, Moacir José Mafra, e o diretor de cadastro técnico, Fábio Luiz Pereira, completam a equipe.

http://www.ocorreiodopovo.com.br/geral/mais-um-passo-nas-negociacoes-para-implantar-vlt-entre-jaragua-e-guaramirim-2655873.html          

Nenhum comentário:

Postar um comentário