quarta-feira, 6 de abril de 2011

VLT é alternativa para aliviar trânsito em Natal

06/04/2011 - Portal 2014

Sistema pode ser primeiro passo para desafogar congestionamentos da capital potiguar

Aprovado e incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, do governo federal, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pode ser o primeiro passo para amenizar os constantes congestionamentos que assolam o trânsito de Natal, uma das 12 cidades-sedes da Copa de 2014.

Com investimentos da ordem de R$ 130 milhões, o novo sistema ferroviário vai utilizar a linha férrea já existente que liga o bairro da Ribeira, na velha Natal (cidade baixa), ao município de Extremoz, localizado na Região Metropolitana.

O VLT ou metrô de superfície, como também é conhecido, é um trem ou comboio urbano mais leve que os usados normalmente em sistemas de metrô ou de ferrovias de longo percurso.

Especialistas em engenharia de trânsito e gestores públicos de Natal e do Rio Grande do Norte concordam que o sistema ferroviário é apenas uma das alternativas para desafogar o já caótico trânsito da capital potiguar.

“O planejamento de mobilidade urbana precisa ser integrado com várias ações. O VLT é apenas uma delas”, afirma Rodrigo Cintra, secretário municipal de Esportes e da Copa do Mundo.

“O investimento em transporte coletivo, seja VLT, metrô ou ônibus, é primordial. Aliás, não vejo outra saída para o trânsito em Natal. Mas, também é preciso investir num transporte confortável e eficiente. Não adianta apenas colocar o trem na linha”, emendou Carlos Augusto Júnior, engenheiro de trânsito. 

Em entrevista ao jornal “Tribuna do Norte”, o professor Enilson Santos, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e foutor em Engenharia de Transportes, disse que a implantação do VLT pode baratear as tarifas de ônibus na cidade, na medida em que os passageiros optarem pelo novo sistema de transporte.

“O barateamento das tarifas de ônibus vai depender da quantidade de pessoas que deixará de circular em ônibus e optar pelo VLT. Mesmo que o VLT tire quinze mil passageiros dos ônibus, o percentual (3%) ainda será muito pequeno para provocar um barateamento nas tarifas. No entanto, se Natal continuar investindo no sistema ferroviário haverá um ajuste geral no sistema de transporte público.”

O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Rio Grande do Norte e secretário estadual da Copa, Demétrio Torres, adiantou que o investimento de R$ 130 milhões contempla apenas o trecho entre Natal e Extremoz, “mas nada impede que sejam feito novos investimentos e implantado novos trechos de VLT”.

“Vamos, primeiro, avaliar a viabilidade deste tipo de transporte, num trecho onde já existe linha férrea. Não será necessário construir nada, apenas aproveitar e melhorar o que já existe.”

O projeto do VLT na Região Metropolitana de Natal também prevê a modernização da ferrovia e a urbanização das estações.

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