domingo, 11 de agosto de 2013

Obras do Veículo Leve sobre Trilhos ainda engatinham no Ceará

10/08/2013 - Zero Hora

Governador Cid Gomes visita moradores para tentar acelerar desapropriação de 2.185 imóveis

Por Íkara Ferreira

A 10 meses da Copa, o Governo do Ceará corre contra o tempo para concluir uma das maiores obras de mobilidade urbana para o evento em Fortaleza: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O transporte, semelhante a um metrô de superfície, cruzará por 22 bairros da capital cearense, mas está só 30% concluído.

Um dos maiores entraves para a obra é a desapropriação de 2.185 imóveis — um processo lento de negociação com moradores. Segundo a Secretaria da Infraestrutura do Ceará, até o momento, 99,2% dos casos já têm acordo — a metade deles, com a indenização paga. Na tentativa de acelerar as desapropriações, o governador Cid Ferreira Gomes vem realizando algumas visitas-surpresa às famílias que terão de deixar suas casas.

A última delas foi realizada na segunda-feira, no bairro Vila União, onde cerca de 50 casas deverão ser demolidas para a passagem do VLT. Cid Gomes apresentou o projeto do VLT no local e conversou com alguns moradores.

Entre as principais reclamações está a falta de informações. De acordo com a líder comunitária Socorro Sales, os moradores reclamam do contínuo avanço das obras, sem que mais detalhes sejam dados a quem mora por lá. Para o governador, o empresário João Batista Coutinho reclamou que, naquele mesmo dia, funcionários da obra cercaram sua oficina com furadeiras e, ao trabalhar, impediram a circulação de clientes no local. Cid Gomes pediu desculpas pelo ocorrido e confirmou que, hoje, retornará à comunidade para esclarecer questões sobre as desapropriações. Segundo a secretaria, inicialmente o número de desapropriações era de 3 mil, e foi reduzido com adaptação de projetos.

Apesar da demora, o governo estadual confirma a entrega da obra no primeiro semestre de 2014, a tempo do Mundial. O projeto custará R$ 276,9 milhões aos cofres do Estado.

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário