domingo, 21 de novembro de 2010

Maceió apresenta 1ª etapa do projeto do VLT

08/11/2010 - Correio do Povo de Alagoas

A Prefeitura de Maceió e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Alagoas (CBTU) se reuniram, nesta segunda-feira (8), no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla), para apresentação da primeira etapa do projeto básico da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na capital, que abrange o trecho compreendido entre a Santa Casa de Maceió e o Mercado da Produção.

O secretário municipal de Planejamento, Márzio Delmoni, abriu a reunião afirmando que o encontro permitirá uma melhor definição das futuras ações. De acordo com Delmoni, o remanejamento dos ambulantes da Feira do Passarinho será estudado a partir da análise do projeto apresentado pela CBTU. “Apesar de gradual, a retirada não vai demorar, pois este encontro foi um grande passo”, garantiu.

Logo em seguida, o superintendente da CBTU em Alagoas, José Denilson, iniciou a apresentação do projeto, sugerindo a segregação entre o sistema ferroviário e rodoviário mediante um muro de contenção. Esta ação deverá ser feita no trecho compreendido entre a Santa Casa e o Mercado da Produção. Dessa forma, a CBTU deverá estudar a possibilidade de implantar passarelas para pedestres ao longo deste trecho. José Denilson comparou a implantação do VLT em Maceió com a da cidade de Natal. “Estamos mais adiantados, inclusive, ainda este mês duas unidades do VLT serão entregues pela fábrica”, afirmou.

A proposta contempla o Mercado Público Municipal com uma estação ferroviária, sendo integrada ao terminal de transbordo que será construído pelo município. Em frente à nova estação, o projeto também prevê a duplicação da via férrea.

Ao término da apresentação, uma cópia digital do projeto foi entregue à Sempla. Quanto ao prazo da remoção da Feira do Passarinho, o secretário Márzio Delmoni informou que dependerá da análise técnica, em que será apontada a necessidade de remoção total ou parcial dos feirantes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário