segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O Metrô terá cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs)

sem data - 2009/2010

Tem início projeto executivo do Metrô de Sobral

Foi assinada na segunda-feira 11 a ordem de serviço para a execução dos projetos executivos e o trabalho de supervisão das obras do Metrô de Sobral. A empresa MWH Brasil Engenharia e Projetos, vencedora da licitação, já iniciou os trabalhos. O Metrô terá aproximadamente 11 quilômetros de extensão e vai operar dentro do perímetro urbano atendendo aos bairros mais populosos, como o Centro. A previsão é que comece a operar em 2011.

A elaboração dos projetos executivos precede o início das obras civis. Serão confeccionados projetos de arquitetura, estrutura, instalações, geométricos e outros que vão balizar a execução do empreendimento. A previsão é que esses serviços sejam concluídos em aproximadamente quatro meses a partir da assinatura da ordem de serviço. Após essa fase, será realizada a licitação para o serviço de obras civis de edificação e via permanente do metrô.

A MHW também será a empresa responsável pela supervisão das obras civis do Metrô de Sobral, ou seja, ela irá fiscalizar e acompanhar todas as fases relacionadas à execução do projeto. A compra dos trens já foi licitada. Serão cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs) compostos por dois carros, cada. O projeto terá um investimento de aproximadamente R$ 54 milhões, incluindo projeto executivo, via permanente, obras civis e material rodante.

O Metrô de Sobral terá duas linhas principais: a primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas que já existe. A linha deverá ligar os bairros Sinhá Saboia e Cohab II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade) passando pela periferia do Centro e por outros bairros populosos. Serão ao todo sete estações.

A segunda, chamada de Linha Norte, terá extensão de quatro quilômetros e vai atender ao lado norte do município, que possui o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes polos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções. Desta forma, a Linha Norte deverá ligar o extremo nordeste ao extremo noroeste de Sobral por meio de quatro estações.

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